CIM do Ave investe 60 milhões de euros no setor da educação até 2030

images/fotoarquivo/2018/Educacao/Escola_Secundaria_Fafe.jpg

A Comunidade Intermunicipal do Ave - CIM do AVE vai investir 60 milhões de euros na qualidade das infraestruturas escolares nos oito concelhos.

No âmbito do Plano de Desenvolvimento e Coesão Territorial (PDCT) do Ave, contratualizado através do Programa Regional Norte 2020, foram investidos 46,5 milhões de euros na requalificação e modernização de diversos estabelecimentos de ensino, quase 1,4 milhões para planos intermunicipais de promoção do sucesso escolar e cerca de 8,5 milhões de euros em transporte gratuito para 16 mil alunos em 2024/25. 

Foram requalificadas 15 escolas dos diversos graus e substituídas as coberturas de fibrocimento ainda existentes em outras 23 da comunidade intermunicipal. 

Segundo a CIM do AVE, este investimento beneficiou de um cofinanciamento pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) na ordem dos 37,5 milhões de euros.

Já no âmbito do novo quadro de programação 2030, o investimento previsto em projetos imateriais para a área da educação é de quase 5 milhões de euros (4.980.356), financiados a 85%, pelo Fundo Social Europeu. 

Destes, para os planos intermunicipais de promoção do sucesso escolar, PIPSE-Ave – “Leave no one behind”, a CIM do Ave integra um investimento de 1.300.883 euros, sendo o restante distribuído pelas candidaturas dos oito municípios - Cabeceiras de Basto, Fafe, Guimarães, Mondim de Basto, Póvoa de Lanhoso, Vieira do Minho, Vila Nova de Famalicão e Vizela.

Ainda dentro dos apoios ao sector educativo, é também garantido transporte gratuito através de passe válido para todos os autocarros das quatro concessões da região CIM do Ave a 16 mil alunos dos oito concelhos. Um investimento a rondar os 8,5 milhões de euros para o ano letivo 2024/25.

“A educação é uma prioridade para a CIM do Ave. Estamos integrados numa das regiões mais jovens de Portugal e a aposta na qualificação da nossa população escolar é ainda mais fundamental para o desenvolvimento sustentado do território, pelo que o setor é um foco essencial da nossa atividade”, refere Marta Coutada, Primeira-Secretária Executiva da CIM do Ave.

Marcações: CIM do Ave

Imprimir Email