Posto de Vacinação já aplicou 28 mil inoculações em Guimarães

images/mnwallimages/900x600/images/mnwallimages/900x600/images/2021/multiusos_vacinacao/multiusos_vacinacao_.jpg

Em funcionamento há 50 dias, o Posto de Vacinação COVID-19 instalado no Multiusos de Guimarães já aplicou um total de 27.565 inoculações, sendo que 20.830 foram primeiras doses e 6.735 segundas doses, segundo informação validada pelo ACES – Agrupamento de Centros de Saúde do Alto Ave.

O Posto de Vacinação começou a funcionar em Fevereiro e desde o dia 1 de Maio tem funcionado diariamente. Na última semana foram inoculadas diariamente 1.500 pessoas em média, de segunda a domingo, uma tendência que se vai manter nas próximas semanas.

O ACES estima que no final da próxima semana, toda a população com mais de 60 anos já esteja vacinada com a primeira dose, confirmando-se o cumprimento do plano de vacinação em curso.

"Esta operação de elevada complexidade logística e nunca antes testada envolve, por dia, cerca de 50 pessoas, entre médicos, enfermeiros e pessoal administrativo das várias Unidades de Saúde do concelho de Guimarães, para além de contar com a presença diária dos agentes da Polícia Municipal, funcionários da Vitrus e da Tempo Livre, como de muitos voluntários da Cruz Vermelha que asseguram o apoio necessário, quer aos utentes, quer ao pessoal técnico", refere a Tempo Livre em comunicado.

A instituição que alberga o Posto de Vacinação refere ainda que a "colaboração dos utentes é fundamental ao sucesso da operação, pelo que as autoridades de saúde apelam aos utentes para que estejam muito atentos aos agendamentos da vacinação". "O cumprimento rigoroso dos dias e horários de marcação é fundamental para que os utentes sejam atendidos com comodidade e se evitem as filas de espera", lê-se na mesma nota. 

A ACES do Alto Ave lança um apelo a todos os utentes para que cumpram escrupulosamente as regras de segurança sanitária em vigor – manter a distância mínima de 2 metros, usar máscara e higienizar as mãos – realçando a importância desta operação para a saúde pública e para a comunidade.

Marcações: Multiusos, Vacinas, covid-19, Posto de Vacinação

Imprimir Email