GNR identificou 84 pessoas que falsificavam documentos de vacinas de cães

O Comando Territorial de Braga da GNR, através do Serviço da Proteção da Natureza e do Ambiente, desencadeou uma operação que terminou com a constituição de 84 arguidos acusados de falsificação de documentos e falsidade informática.

Os arguidos estão acusados de falsificarem documentos relacionados com a não vacinação de canídeos contra a raiva, nos concelhos de Braga, Guimarães, Famalicão, Barcelos, Póvoa de Lanhoso, Amares, Esposende, Ponte de Lima e Viana do Castelo,
A operação foi desencadeada pela GNR os passados dias 11 e 12, tendo sido cumpridos 51 mandados de buscas domiciliárias, nos concelhos de Braga e Viana do Castelo.
Na sequência da operação, os militares da Guarda detiveram cinco pessoas com idades compreendidas entre os 21 e os 70 anos e apreenderam diverso material relacionado com a prática dos crimes. No seguimento de todas as diligências policiais realizadas no dia 8 de Novembro de 2023, e nos passados dias 11 e 12 de Março, foi possível constituir arguidas 84 pessoas, com idades compreendidas entre os 20 e os 80 anos. Adicionalmente, foram ainda recolhidos e apreendidos vários objectos relacionados com os crimes em investigação, nomeadamente 53 mil euros em numerário, 524 boletins sanitários de vacina de canídeos, 109 ampolas de vacinas antirrábicas, 540 vinhetas médicas, 24 telemóveis, 10 computadores portáteis, três discos rígidos de armazenamento, três armas ilegais, um revólver e diversos documentos físicos e digitais, relacionados com atos médicos veterinários e com os crimes em investigação.
Aos cinco detidos já havia sido determinada a medida de coacção e proibição de contactos entre eles e, ainda, a suspensão do exercício da profissão de médica veterinária e funções no Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) a uma detida.

Os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Braga.


Marcações: GNR, cães, Vacinas, falsificação

Imprimir Email