Calor coloca Guimarães em nível de risco amarelo devido aos previsíveis efeitos sobre a saúde humana
No âmbito do Plano de Contingência Específico Saúde Sazonal: Módulo Verão 2020, a Unidade de A Unidade de Saúde Pública accionou o alerta de Nível de Risco Amarelo para esta quinta-feira para os concelhos do Agrupamento de Centros de Saúde do Alto Ave devido aos previsíveis efeitos do calor sobre a saúde humana.
Em comunicado, a Unidade de Saúde Pública realça que as temperaturas máximas para os próximos dias são: Guimarães (34º), Cabeceiras de Basto (36º), Fafe (34º), Vizela (35º) e Mondim de Basto (36º). "O Nível de Risco AMARELO significa que são previsíveis efeitos sobre a saúde humana, e de acordo com o preconizado no Plano, recomenda-se a adoção de medidas gerais e específicas de prevenção dos efeitos negativos do calor intenso", alerta o comunidade emitido pela Unidade de Saúde Pública.
"No contexto da atual situação epidemiológica provocada pela doença COVID -19, o cumprimento por parte de todos, no que respeita às medidas de prevenção, contenção e mitigação da transmissão da infeção, devem ser reforçadas.
Considerando as altas temperaturas que se fazem sentir desde maio, e a entrada, a partir do dia 1 de julho, para o estado de alerta, a procura de certos locais, como as zonas balneares interiores, piscinas, parques aquáticos, esplanadas, jardins/parques de merenda, entre outros, poderá causar situações de maior dificuldades no combate à transmissão do coronavírus SARS-CoV-2".
A Unidade de Saúde Pública apela à importância de serem mantidas as regras de prevenção da transmissão de Covid-19 nas actividades de lazer, tais como o distanciamento físico, o uso de máscara e a higienização frequente das mãos.
Medidas gerais de prevenção dos efeitos negativos do calor intenso:
- • Mantenha o corpo hidratado e fresco – beba água, sumos naturais sem adição de açúcar e evite as bebidas alcoólicas;
- • Mantenha-se protegido do calor – evite sair à rua no período compreendido entre as 11h e as 17h30;
- • Utilize protetor solar – dê preferência a um protetor com fator 50
- • Mantenha a casa fresca – no período de maior incidência solar mantenha as janelas fechadas, devendo abrir ao anoitecer para refrescar e renovar o ar;
- • Mantenha-se especialmente atento e proteja-se se tiver algum problema de saúde;
- • Mantenha-se informado – fique atento aos avisos das Autoridades de Saúde, do Instituto do Mar e da Atmosfera e da Autoridade Nacional de Proteção Civil.
Devemos estar atentos a nós, mas também aos que nos rodeiam, aos que sabemos que podem ter maior suscetibilidade aos efeitos do calor, quer pela idade, quer pelas condições de saúde, quer pelas condições sócio-económicas. Mantenha-se informado, hidratado e fresco.
Para mais informações ligue para a Saúde 24: 808 24 24 2
Em caso de emergência ligue o 112.
Marcações: Guimarães, alerta amarelo, covid-19, Unidade de Saúde Pública