«Juntos somos melhores»: Bombeiros de Guimarães lançam campanha de angariação de sócios

Os Bombeiros Voluntários de Guimarães apresentaram publicamente uma campanha de angariação de novos sócios. Uma iniciativa denominada «Juntos somos melhores».
Numa cerimónia que decorreu no salão nobre das instalações da centenária instituição vimaranense esta sexta-feira, a vereadora Municipal, Sofia Ferreira, salientou a importância dos Bombeiros para apelar à adesão dos vimaranenses à campanha.

"Os bombeiros em Portugal enfrentam enormes desafios, de entre os quais a necessidade de terem mais atractividade para poderem aumentar o número dos que se dispõem a servir nesta causa. E os bombeiros são um parceiro insubstituível e imprescindível da protecção civil, são o garante da nossa segurança e sempre que são precisos estão lá", afirmou.

Na apresentação da campanha, o Comandante da Corporação, Bento Marques, recorreu ao número de serviços prestados pela instituição, para justificar a necessidade de uma grande adesão à campanha de angariação de novos sócios.
"O ano passado, em 2022, tivemos mais 1.709 serviços do que no ano anterior, foi um acréscimo muito grande. Este ano, até hoje, já prestamos 5.200 serviços. Portanto, temos um acréscimo de serviços em média de 600/700 serviços por ano, é um aumento muito grande", salientou, acrescentando que para estar à altura das necessidades da comunidade, "temos que formar, preparar e ter meios para conseguir socorrer".

O apelo para adesão à campanha foi reforçado pelo Presidente da Direcção dos Bombeiros. João Pedro Castro, apresentou a relação de necessidades mais prementes da instituição.
"Precisamos de mais bombeiros, de melhorar as condições laborais dos nossos bombeiros, precisamos de melhorar as condições do nosso quartel e também precisamos de melhorar o nosso parque de viaturas. Pode parecer muito e efectivamente é e, mas é o que temos de fazer", afirmou.
João Pedro Castro admite que é um «caderno de encargos» demasiado exigente para a Corporação que impõe o apelo à ajuda da comunidade.
"Sozinhos não conseguiremos cumprir estas necessidades, nem de perto, nem de longe pelo que vamos continuar a precisar muito do apoio da Câmara Municipal, do nosso tecido empresarial mas também vamos precisar do apoio de todos os vimaranenses e estou certo que teremos", sublinhou.
É neste contexto que João Pedro Castro reiterou a necessidade de aumentar o número de novos sócios para um patamar ajustado às necessidades da instituição mas também da dimensão da população que serve, com a certeza de que estão reunidos "todos os predicados" para obter sucesso.
Neste momento os Bombeiros de Guimarães têm cerca de cinco mil associados, número "muito baixo para a Corporação que somos e também um número muito baixo para a população que servimos".

Na sessão de apresentação da nova campanha de novos sócios dos Bombeiros de Guimarães marcaram presença o Presidente da Assembleia Municipal, José João Torrinha, o Presidente da Assembleia Geral dos Bombeiros, Carlos Vasconcelos, presidentes de juntas de freguesias, representantes de parceiros, nomeadamente empresas e instituições e embaixadores da instituição.


Marcações: Guimarães, bombeiros, campanha , sócios

Imprimir Email