«Não se passa nada» reage o Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Alto Ave

"Não se passa nada. Não passaria pela cabeça de ninguém estarem a abater-nos especialidades". É desta forma que Delfim Rodrigues, Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Alto Ave, reage à polémica portaria do Ministério da Saúde publicado ontem em Diário da República. Aquele responsável tem uma leitura diferente da portaria, que, segundo este, "apenas classifica ou actua mais por exclusão. Ela diz o seguinte; os senhores se querem ser um hospital, no fundamental têm de desenvolver estas actividades, no mínimo. Podem fazer outras. (...) A portaria não diz taxativamente o que é que nós temos que fazer. Diz é aquilo que nós não temos que fazer. E o que não temos que fazer é aquilo que não fazemos", sustenta.

Delfim Rodrigues vai mais longe ao afirmar que todas as especialidades vão continuar no Hospital de Guimarães "como vai incrementar as suas actividades. Temos aumentado as nossas actividades. Num ano reduzimos para metade as listas de espera". 

O Presidente do Conselho de Administração, no final de uma reunião mantida com Domingos Bragança, Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, lembrou que o Centro de Procriação Medicamente Assistida é o "centro de referência no Minho, Trás os Montes e Alto Douro" e que o hospital vimaranense se está a internacionalizar. "Os nossos médicos já se deslocam numa base permanente, por períodos de curta duração, à Guiné Bissau. Fizemos também um protocolo com as Forças Armadas angolanas e estamos a formar médicos angolanos e de outras nacionalidades".

Por tudo isto, rematou, "s
eria despiciendo e contra corrente qualquer redução da nossa actividade. Nem isto resulta da portaria". 

Recorde-se que a portaria 82/2014, publicada em Diário da República, desclassifica o Centro Hospitalar do Alto Ave e retira-lhe os serviços de Neonatologia (incluindo a Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais, Imunoalergologia, Obstetrícia (incluindo o Bloco de Partos e Medicina da Reprodução), Dermatologia, Urologia, Cirurgia Vascular e Anatomia Patológica.

Marcações: Saúde

Imprimir Email