Pediatria de Guimarães foi a única com a avaliação mais elevada no rating da ERS

Na última avaliação da Entidade Reguladora da Saúde, sobre excelência clínica, a área da Pediatria / Neonatologia do Centro Hospitalar do Alto Ave é a única classificada como “prestador posicionado na categoria de classificação superior”.  
O objectivo do cálculo de ratings é a comparação dos resultados de um dado prestador face a um valor de referência. Nesta área foram avaliadas 33 instituições de saúde, públicas e privadas.
 
O projecto SINAS (Sistema Nacional de Avaliação em Saúde) da Entidade Reguladora da Saúde (ERS) divulgou os seus últimos resultados. A área de Pediatria / Neonatologia do Centro Hospitalar do Alto Ave (CHAA), no que toca a Pneumonia e Cuidados Neonatais (Avaliação de cuidados prestados a recém-nascidos e a crianças com pneumonia), foi a única, das 33 instituições avaliadas, a receber a classificação máxima: nível de excelência clínica III (prestador posicionado na categoria de classificação superior).

Foram seis os indicadores avaliados: Taxa de mortalidade neonatal intra-hospitalar, Bacteriemia e septicemia nosocomiais em recém-nascidos, Aleitamento materno exclusivo, Colheita de sangue para hemocultura antes do início da antibioterapia para doentes com pneumonia, Antibioterapia iniciada nas primeiras seis horas após a chegada em doentes com pneumonia e Seleção inicial de antibióticos para doentes imunocompetentes com pneumonia adquirida na comunidade.

Para Pedro Freitas, Diretor de Serviço de Pediatria / Neonatologia, “este é um reconhecimento externo importante para nós, no sentido que confirma que fazemos um grande esforço, a todos os níveis, para realizarmos um bom trabalho, com empenho. Temos profissionais dedicados e os frutos do nosso trabalho foram agora reconhecidos por índices de comparação de qualidade. Somos um serviço peri-natal diferenciado, com os níveis de excelência agora reconhecidos pela ERS”.

Marcações: Saúde

Imprimir Email