Dia Mundial da Prematuridade assinalado em Guimarães

Comemora-se esta segunda-feira o Dia Mundial da Prematuridade. Na Unidade de Guimarães do Centro Hospitlar do Alto Ave, pelas 10 horas, realiza-se uma visita ao serviço de neonatologia e a entrega de lembranças aos recém-nascidos internados e seus pais.
O Centro Hospitalar do Alto Ave é das poucas unidades de saúde em Portugal que acompanha os prematuros de muito baixo peso em consulta externa. Um acompanhamento que é realizado até aos sete anos de idade da criança no ambiente de uma equipa multidisciplinar.
 
Em 2011, a Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais do Centro Hospitalar do Alto Ave, inserida no Serviço de Pediatria-Neonatologia, tratou 153 prematuros de muito baixo peso (menos de 32 semanas de gestação ou menos de 1500 gramas). Em Guimarães existe uma consulta de seguimento destes prematuros que os acompanha até aos 7 anos de idade. 

Nos primeiros dois anos de vida, o prematuro é visto de 3 em 3 meses, sendo que a partir dessa idade a consulta passa a anual. No ano passado foram realizadas 3731 destas consultas de seguimento. A consulta é multidisciplinar. Sendo o neonatologista o centro da mesma, envolve também psicólogos, pediatras, assistentes sociais, cirurgiões, entre outros profissionais de saúde.
 
Um estudo recente do Serviço de Neonatologia, contando a experiência desta consulta desde 2002 (quando iniciou) até 2008, refere que cerca de 94% destes prematuros de muito baixo peso não ficam com sequelas graves, apesar das suas características no momento do nascimento. Dos cerca de 6% com problemas, prevalece a paralisia cerebral espástica bilateral, seguida da paralisia cerebral espástica unilateral, depois a cegueira e a surdez.

Marcações: Saúde

Imprimir Email