Estudo que detecta presença do SARS-CoV-2 nos esgotos em destaque no programa «Largo do Toural»

Análises a amostras de esgotos de Guimarães sugerem que o coronavírus SARS-CoV-2, detectado nos efluentes não tratados, é eliminado nas estações de tratamento. 

Nesta edição do programa «Largo do Toural», da Rádio Santiago, Norberta Coelho, técnica superior ligada à área de Inovação da Águas do Norte, explica em que tem consistido o estudo que está a ser feito na ETAR de Serzedelo, no âmbito de um projecto mais global do grupo Águas de Portugal (AdP), que envolve a análise a amostras de esgotos de Lisboa, Cascais e Vila Nova de Gaia.

O trabalho coordenado pela AdP insere-se no projeto "Covidetect", lançado em abril com o propósito de monitorizar a circulação do vírus da covid-19 na comunidade mediante a vigilância dos sistemas de saneamento, e assim mitigar os efeitos de novos surtos da doença respiratória.

O grupo AdP conta com a parceria científica da Faculdade de Ciências e do Instituto Superior Técnico, ambos da Universidade de Lisboa, além de entidades gestoras de sistemas de saneamento.

A Direção-Geral da Saúde, a Agência Portuguesa do Ambiente e a Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos integram o conselho consultivo do projeto, que decorre até março de 2021.

Pode ouvir a entrevista na íntegra AQUI:

Marcações: Programa «Largo do Toural» , Covidetect

Imprimir Email