Programa "Largo do Toural": Ricardo Costa: Metro de superfície e três parques de estacionamento para resolver mobilidade e criar mais habitação

images/2025/ricardo_costa/ricardo_costa_janeiro_2025_33.jpg

Em ano de eleições autárquicas, o programa "Largo do Toural", da Rádio Santiago, iniciou este sábado as entrevistas aos candidatos à presidência do Município de Guimarães. 

Uma semana após ter apresentado a sua candidatura pelo Partido Socialista, Ricardo Costa, 49 anos, deputado na Assembleia da República, revelou os contornos dos cinco eixos que estruturam o seu programa para "Afirmar Guimarães", apontando a prioridade à resolução do problema de mobilidade, em articulação com o ambiente, a economia e a indústria, a inovação e a cultura e conhecimento.

Pode ouvir o programa na íntegra AQUI

A instalação de uma rede de metro de superfície para atravessar o centro da Cidade, numa extensão de 20 km, com 25 paragens, "com 3 km partilhados com o automóvel e cinco ligações radiais" foi uma das novidades que detalhou, ao referir-se ao investimento na ordem dos 270 milhões de euros. "A primeira ligação será entre a zona do Estádio D. Afonso Henriques e o Espaço Guimarães, em Silvares, via Cemitério da Atouguia e a Ponte Romana; a segunda na ligação entre a Alameda Mariano Felgueiras, Multiusos e a Cidade Desportiva; a terceira na Alameda Alfredo Pimenta - edifício do Seminário do Verbo Divino - Universidade do Minho; a quarta Campo da Feira, via Mercado Municipal e Avenida D. João IV e Estação da CP; e uma quinta Campo da Feira, Campus de Justiça, via Tribunal; estas linhas serão articuladas com um troço entre o Campo da Feira e o Toural que funcionará como um tronco comum a todas estas ligações", enumerou, considerando este investimento fundamental "para planear a construção da habitação para o futuro e a coesão territorial".

"O planeamento da mobilidade não pode ser feito a seguir à construção de alguns equipamentos e habitação", defendeu, acrescentando que as fases do projecto serão para implementar ao longo de oito anos, para dotar Guimarães de "um meio de transporte credível, comprometido e confortável". 

Em complementaridade ao metro de superfície, Ricardo Costa defende a criação de três parques de estacionamento, propondo um parque de estacionamento no Largo República do Brasil, na Avenida Alfredo Pimenta, "onde em princípio ficará situada uma estação intermodal de ligação Fafe-Guimarães e Guimarães-Braga, com uma grande praça por onde passará o metro de superfície" e na Alameda Mariano Felgueiras, "onde existe um jardim gigante entre uma grande superfície comercial e o Hospital que não é fruível, onde será criada uma estação para o metro de superfície e um parque de estacionamento, encostando o jardim para a zona do Hospital e criando um túnel para assegurar a ligação entre o parque e o hospital". 

Marcações: Ricardo Costa, Programa «Largo do Toural» , candidato do PS, autárquicas 2025

Imprimir Email