Programa "Largo do Toural": "Proximidade no acesso de todos os utentes aos cuidados de saúde" é a estratégia liderada por Pedro Cunha na ULSAA

images/2025/pedro_cunha1.jpg

O Presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Alto Ave (ULSAA), Pedro Cunha, foi o convidado deste sábado do programa «Largo do Toural», da Rádio Santiago.

Pode ouvir a entrevista na íntegra AQUI

Um ano após ter iniciado funções na liderança do novo modelo que reorganiza a prestação de cuidados de saúde, durante a entrevista, o responsável destacou a monitorização e avaliação contínua das estratégias que têm sido implementadas numa área geográfica heterogénea, distribuída por cinco municípios com características diferenciadas.

"Neste primeiro ano, lançamos as bases de um trabalho que deve ser continuado. Entendemos que há uma mais valia para as populações com as medidas adoptadas. Num território que é muito heterogéneo geograficamente e que tem uma distribuição diferente nos seis municípios, procuramos assegurar que os utentes tenham perante um mesmo problema de saúde a garantia de uma orientação expedita e atendimento de proximidade quer estejam em Guimarães ou em Cabeceiras de Basto, em qualquer um dos seus municípios que integram a Unidade. Homogeneidade no acesso e na proximidade dos cuidados de saúde prestados tem sido pontos de convergência nesta rede de serviços que funciona de maneira interligada e colaborativa", indicou o responsável, revelando que, na sede de cada centro de saúde, nos seis municípios, foi colocado um centro de diagnóstico integrado.

"É uma estratégia que permite aos utentes terem acesso a exames de Electrocardiograma, de Raio X simples, a um conjunto de análises de química seca rápidas, à capacidade de monitorizar os gases sanguíneos, o que é especialmente importante para as pessoas com infecções respiratórias. Todos estes aparelhos estão ligados em rede à unidade hospitalar, o que faz com que se um cidadão precisar destes serviços em Mondim de Basto ao ser atendido no centro de saúde e se o médico assistente tiver dúvidas na sua interpretação, poderá ser recorrer ao parecer de um especialista da unidade hospitalar, fazendo-se a triagem mais fácil dos doentes, sem que tenham necessariamente de fazer uma deslocação ao Hospital", detalhou Pedro Cunha, ao salientar o esforço dos profissionais de saúde na adaptação à reorganização, o que permite que na área de influência da Unidade Local de Saúde do Alto Ave o número de pessoas sem médico de família seja reduzido, estando 99 por cento dos utentes inscritos numa unidade de saúde familiar dos seus seis municípios: Guimarães, Fafe, Vizela, Cabeceiras, Celorico e Mondim de Basto.

Marcações: Programa «Largo do Toural» , Unidade Local de Saúde do Alto Ave

Imprimir Email