Almirante Henrique Gouveia e Melo presente nas Jornadas Cívicas 2025
O Almirante Henrique Gouveia e Melo é o convidado Honoris Causa das Jornadas Cívicas 2025, numa organização da Agigantar Abril, Frente Cívica Nacional, que terá lugar este sábado, na Sociedade Martins Sarmento, a partir das 17h00.
O Almirante será protagonista da Aula Magna «Liderança em Tempos de Crise» um momento de reflexão imperdível sobre o papel da liderança em contextos de exigência e transformação.
Para além da presença do Almirante, as Jornadas contam com a participação de Delfina Soares, da UNU-EGOV, Paulo Silva, da robótica industrial, e Adelina Paula Pinto, vice-presidente do Município de Guimarães.
Este sábado, às 10h00, o Almirante Henrique Gouveia e Melo visita a Estância Turística da Penha, em Guimarães.
A iniciativa incluirá a plantação de uma árvore e visitas à sede da Delegação de Fuzileiros do Minho, ao Santuário da Penha e ao Memorial dos Fuzileiros, junto ao monumento a Gago Coutinho e Sacadura Cabral.
O Memorial aos Fuzileiros da Penha, inaugurado no dia 22 de Junho de 2024, integra a âncora da Corveta João Coutinho F475, proveniente da Base Naval do Alfeite, posteriormente restaurada pela Delegação de Fuzileiros do Minho. Recentemente a Irmandade da Penha e a Associação de Fuzileiros subscreveram um protocolo que prevê a cedência de um espaço para sede social da Delegação de Fuzileiros do Minho, assim como a cooperação nos domínios cultural e social.