Mário Soares vai ter nome em rua de Guimarães
A Assembleia Municipal aprovado foi um voto de congratulação pelo centenário de nascimento de Mário Soares, com os votos do PS, PSD e Bloco de Esquerda. O Chega votou contra, a Iniciativa Liberal absteve-se, tal como o CDS, bancada na qual se registaram dois votos a favor e uma abstenção.
Na sessão, foi rejeitada uma moção do CDS que propunha à Câmara a realização de uma sessão evocativa dos 50 anos do 25 de Novembro de 1975.
A moção foi rejeitada com os votos do PS, CDU e BE.
Os membros da Assembleia Municipal aprovaram ainda outro voto de congratulação pelos 25 anos da Casfig, Fraterna e Tempo Livre e os 10 anos do Laboratório da Paisagem, com a abstenção do CDS e do Bloco de Esquerda.
Outro voto de congratulação do PS, pela conquista de Guimarães do título de Capital Verde Europeia 2026, foi aprovado por unanimidade. Por maioria, com a abstenção da Iniciativa Liberal, foi aprovada uma moção do PS que reclama apoio financeiro ao CIAJG - Centro Internacional das Artes de José de Guimarães que ponha fim ao "tratamento desigual" àquele equipamento cultural por comparação com a Casa da Música, no Porto e Centro Cultural de Belém, em Lisboa, no âmbito da realização de capitais europeias da cultura.