Aprovados investimentos 30 milhões de euros para requalificar Escola Santos Simões, EB 2, 3 de Pevidém e reabilitação do pavilhão da EB 2,3 de São Torcato
A vereação vimaranense aprovou por unanimidade esta segunda-feira as propostas para início de procedimento em três obras no parque escolar do Concelho no valor de cerca de 30 milhões de euros: a reabilitação e ampliação da Escola Básica Santos, em Mesão Frio, a reabilitação do edifício da Escola EB 2,3 de Pevidém-Selho São Cristóvão e a reabilitação e ampliação do Pavilhão Gimnodesportivo da Escola EB 2,3 de São Torcato.
Segundo o Presidente da Câmara, no caso da EB 2, 3 de Pevidém, "a obra abrange todo o estabelecimento de ensino e a área envolvente, numa intervenção de grande dimensão de qualificação do espaço público", tendo a proposta de início de procedimento o preço base de cerca de 12 milhões de euros, mais IVA, e um prazo de execução de 365 a 547 dias.
Domingos Bragança apontou a relevância do projecto de reabilitação e ampliação da Escola Básica Santos Simões, em Mesão Frio, com o preço base de 15 milhões 323 mil euros, mais IVA, e um prazo de execução entre 547 e 730 dias e a reabilitação e ampliação do Pavilhão Gimnodesportivo da Escola EB 2,3 de São Torcato, no valor de dois milhões de euros, mais IVA, e um prazo de execução de 365 dias.
Com o Município preparado para assumir um investimento de 30 milhões de euros para a continuidade da melhoria do parque escolar, o Presidente da Câmara realçou que está em curso uma "transformação das escolas, dotando-as de melhores condições de conforto, segurança e de aprendizagem, com novas valências necessárias para o que se pretende no ensino contemporâneo". "Espero que os concursos públicos tenham candidatos para que as obras sejam adjudicadas sem atrasos", referiu, ao indicar que espera que as obras tenham início ainda no seu mandato. "O importante não é o actual ciclo político, porque o meu ciclo político é o desenvolvimento de Guimarães", observou, acrescentando que as intervenções preconizadas "são necessárias e representam a garantia de melhores condições para a formação dos alunos do concelho".
Quanto à obra de requalificação e ampliação do pavilhão da EB 2,3 João de Meira, o Presidente da Câmara garantiu que o projecto está quase concluído, "podendo o início do procedimento para o concurso público ser apresentado numa das próximas reuniões do Executivo". "É um equipamento muito necessário, porque a escola precisa de um pavilhão novo", reconheceu, ao afirmar que também está a ser projectada uma solução para a biblioteca escolar. "Era para criar-se um pequeno espaço, debaixo de um edifício existente, mas percebeu-se que era necessário uma obra mais alargada e consistente", sustentou, prevendo que os dois investimentos possam avançar, juntando-se à requalificação em curso no edifício da EB 2,3 de São Torcato.