Aprovado por unanimidade interesse público para construção de três pavilhões industriais em Selho São Jorge
O Executivo vimaranense aprovou por unanimidade o reconhecimento de interesse público relativo à construção de três unidades de ocupação industrial na freguesia Selho São Jorge, solicitado pela empresa Inovafil Fiação SA..
Na reunião extraordinária convocada expressamente para análise desta proposta realizada ontem, a vereação assegurou a sua concordância com o projecto, permitindo que a intenção da empresa possa agora integrar a agenda de trabalhos da sessão da Assembleia Municipal de Guimarães marcada para a próxima sexta-feira.
Na análise da proposta, o Presidente da Câmara justificou "a urgência e excepcionalidade do processo", contextualizando que o projecto de expansão empresarial está associado a um investimento que pretende ser financiado com fundos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Domingos Bragança indicou que a decisão da vereação "confere outro enquadramento para a possibilidade de deferimento do projecto", destacando o objectivo que sustenta a iniciativa "muito alicerçado na circularidade da economia e na introdução na cadeia produtiva de fibras de origem vegetal".
"A empresa candidatou-se ao PRR e tem um investimento que tem de ser apresentado com segurança até ao dia 31 de dezembro deste ano", acrescentou, ao salientar a urgência de ter "novas instalações com muita dimensão". "É uma empresa que está localizada em Guimarães e assim pretende continuar", continuou, ao explicar que a empresa "pretende desenvolver a circularidade com matérias-primas como o cânhamo e o linho, fibras vegetais que se desenvolvem bem na região, podendo aproveitar a montante estas produções agrícolas para fibras têxteis substituindo o algodão, desenvolvendo potencialidades dos fios têxteis de base biológica". "É uma empresa que pretende ter em toda a cadeia produtiva um processo vertical, sem ter de importar matéria-prima, o que leva à sustentabilidade dos têxteis, económica, ambiental e financeira", frisou, acrescentando que também visa "uma componente forte na reutilização de artigos têxteis, dando uma nova vida a matérias primas usadas".
"Tudo isto faz parte do nosso projecto da circularidade que se inscreve na nossa agenda e responsabilidade de Capital Verde Europeia em 2026", observou.
A Oposição votou a favor da proposta. O vereador do PSD, Ricardo Araújo, sugeriu ao Presidente da Câmara que no futuro um projecto desta dimensão seja apresentado na reunião do Executivo para melhor explicitação dos seus objectivos e pela sua importância para o desenvolvimento económico.
"Considerando a urgência do pedido apresentado, estivemos disponíveis para participar na reunião porque o que nos importa é que a economia local possa crescer, desenvolver, surgindo novos postos de trabalho", afirmou. "É um projecto que prevê um investimento importante e desse ponto de vista mereceu a nossa concordância", sustentou.
A Inovafil Fiação, S.A, com sede em Ronfe, pretende viabilizar a construção de três unidades de ocupação industrial na Rua do Paraíso e Rua da Variante, na freguesia de Selho S. Jorge, concelho de Guimarães. O projecto de investimento visa a construção de três pavilhões industriais destinados à fiação, tinturaria e futuras instalações de aperfeiçoamento de cotonização e extração de fibras têxteis. A expansão prevê uma área total de construção de cerca de 80.000 m², incluindo espaços para armazenamento, expedição, logística e serviços administrativos.
Segundo a proposta, "considera-se existir garantias mínimas de que existem condições de execução do investimento. Em conformidade com o exposto, no que respeita à valia económico-financeira da empresa e do projeto de investimento; e considerando o parecer emitido pelo Departamento de Desenvolvimento do Território, propõe-se o reconhecimento do Interesse Público pela Câmara Municipal e ulterior aprovação pela Assembleia Municipal".