Executivo vimaranense aprovou 30 propostas para alargar áreas industriais e habitacionais

images/fotoarquivo/2018/economia/empresas_ave.jpg

A vereação municipal de Guimarães aprovou hoje, por maioria em reunião de executivo, 30 propostas de Contrato de Planeamento de Ordenamento do Território e de Urbanismo. As propostas estão divididas em 18 unidades territoriais em 15 freguesias e visam a expansão de parques industriais, a criação de áreas habitacionais e a extensão de parques urbanos e desportivos. 

De acordo com as referidas propostas, os parques industriais da Mata, na Freguesia de Pencelo e Freguesia de Selho São Lourenço e Gominhães, de Guardizela, de Ponte, de Serzedelo, São Torcato, de Gondar e de Selho de S. Jorge vão ver alargar o perímetro depois desta revisão do Plano Diretor Municipal (PDM). 

Já as propostas de expansão habitacional abrangem as freguesias de Lordelo, Ponte Creixomil, Polvoreira, Sande São Lourenço e Balazar, Serzedelo, Gondar, Urgezes, Fermentões e Brito. Registo ainda para a proposta de extensão da área urbana no Campo de Golf de Guardizela. 

Na apreciação das propostas, o vereador do PSD assumiu que estas propostas tornam Guimarães mais atrativa para investidores externos e corresponder às necessidades de crescimento das empresas instaladas. No entanto, Bruno Fernandes lamentou que as propostas ficam aquém de uma estratégia que o Município devia delinear, afirmando que "parece curto".

Na resposta, a Vereadora do urbanismo lembrou que as propostas surgiram depois de falar com a população e promotores privados. Ana Cotter destacou ainda o trabalho do Município para fazer o levantamentos das intenções de privados para criar uma estratégia pública para o território. "Vai retirar o processo burocrático", explicou a vereadora do urbanismo.

O presidente do Município de Guimarães também comentou as propostas que considerou levar a uma "revisão profunda do PDM para o urbanismo empresarial e residencial". "Há outras propostas no PDM, mas não existe, por diversas razões, em Guimarães um espaço com 500 hectares para criar um parque", defendeu.

A proposta foi aprovada pelos vereadores da maioria socialiasta e a abstenção da oposição PSD e CDS.

Marcações: reunião executivo, revisão de PDM

Imprimir Email