Vereador do PSD preocupado com falta de vagas nas creches de Guimarães
O vereador do PSD, Hugo Ribeiro, manifestou-se preocupado com a falta de resposta na valência de creche para as famílias do concelho.
Após ter questionado a maioria socialista sobre a evolução do processo de criação de 120 lugares no edifício do antigo Seminário do Verbo Divino, Hugo Ribeiro assumiu o receio de que no início do próximo mês de Setembro nem todas as crianças possam ter colocação. "Receamos que o problema se arraste e em setembro ainda não tenhamos a resposta que carece Guimarães relativamente ao número de vagas nas creches", apontou, considerando que a resposta dada pelo Presidente da Câmara quanto à instalação da creche continua a ser "uma intenção".
"As vagas que foram conseguidas no último ano derivam da portaria 190-A- 2023, de 5 de julho, que permitiu o alargamento do número de salas nas creches do concelho, o que levou a um aumento de disponibilidade das vagas na ordem das 338 a 400", frisou, recordando que atempadamente a Coligação Juntos por Guimarães "alertou para o problema e que a Câmara podia e devia intervir nesta área". "Tem envidado esforços, mas aquilo que não temos é uma resposta concreta de que efectivamente o Seminário do Verbo Divino estará aberto a funcionar, garantindo a oferta das 120 vagas. Não sabemos também se há uma interferência do Município para ajudar a mitigar este problema porque há famílias que carecem de soluções para poderem conciliar a sua vida profissional com o apoio da creche gratuita para os seus filhos", continuou Hugo Ribeiro, assinalando que o conjunto de projectos anunciados, com candidaturas apresentadas aos programas comunitários, não garantem uma resposta segura, porque "não estão concretizados e em funcionamento".
"As famílias precisam de saber se no próximo mês de setembro vão ter ou não lugar na creche. Neste momento, há crianças inscritas em instituições sem essa certeza, o que condiciona a vida de muitas famílias", insistiu.
Marcações: reunião de câmara, creches