BE questiona o Governo sobre manifestação de extrema direita em Guimarães

images/fotoarquivo/2018/cidade/largo_toural.jpg

O grupo parlamentar do Bloco de Esquerda, questionou o Governo sobre a manifestação de um grupo de extrema direita anunciada para sábado em Guimarães. 

Em comunicado, o Bloco de Esquerda refere que a realização de manifestações de organizações "neonazis e fascistas, é cada vez mais frequente, apesar de constituírem uma violação flagrante da nossa constituição é uma forma de crime de ódio. 

Para os bloquistas, trata-se de um "fenómeno de forte preocupação", lembrando que segundo o que está a ser veiculado pela organização, a manifestação contará com a presença de manifestantes vindos em quatro  autocarros de Lisboa e Porto, carrinhas do Algarve, bem como com cidadãos vindos da Alemanha, Finlândia, Inglaterra, França, Suíça e Espanha. Acrescenta o Bloco que o objectivo desta iniciativa, segundo os seus promotores, será fazer uma demonstração de força, referindo, ainda, que “a estética inovadora que sempre nos acompanhou vai ser ainda mais musculada, assim como os meios envolvidos”. Acrescentam que querem revelar ao país que se trata de um movimento que “se impõe nas ruas e no campo das ideias”. A acompanhar estes comunicados, o grupo divulga fotografias de indivíduos encapuzados envergando escudos anti motim habitualmente utilizados pelas Unidades Especiais de Polícia com a inscrição 1143.

O Bloco de Esquerda sublinha que o movimento que convoca a manifestação "integra criminosos condenados por crimes violentos, desde logo o seu líder Mário Machado, que participou nas agressões violentas perpetradas por um grupo de neonazis no Bairro Alto e que levaram à morte de Alcindo Monteiro há 29 anos. 

Neste contexto, o Bloco de Esquerda considera urgente saber que medidas vão ser implementadas para garantir a ordem pública e a segurança dos vimaranenses no próximo sábado, designadamente qual o contingente policial a mobilizar, designadamente equipas de intervenção rápida, divisão de trânsito, para eventuais cortes ou condicionamentos de trânsito, ou o corpo de intervenção da unidade especial de polícia e se vai haver uma intensificação do policiamento na Cidade.

Marcações: Bloco de Esquerda

Imprimir Email