Presidente da Câmara não aceita "perda de centralidade" do Hospital de Guimarães

 

O Presidente da Câmara de Guimarães não aceita que o Hospital da Senhora da Oliveira venha a "perder centralidade", no quadro da reorganização dos serviços de saúde. 

Na reunião do Executivo realizada esta quinta-feira, Domingos Bragança vincou essa posição, ao revelar que tem sentido essa preocupação na auscultação feita a médicos e enfermeiros, prometendo acompanhar com atenção esse processo à luz do modelo de urgências metropolitanas e da reformulação das redes de referenciação hospitalar.

O Autarca respondia à intervenção feita pelo Vereador do PSD, Ricardo Araújo, no período antes da ordem do dia, em que defendeu que o anúncio feito pela Direcção Executiva do Serviço Nacional de Saúde que está a elaborar o plano da nova Unidade Local de Saúde de Guimarães exige "um acompanhamento directo e próximo" do Município para que "não venha a ser surpreendido com uma decisão de Lisboa que afecte a vida dos vimaranenses". 

Na reacção, Domingos Bragança deu conta da reunião que manteve há cerca de 15 dias com o responsável máximo do Serviço Nacional de Saúde, Fernando Araújo, assinalando que obteve a garantia de que a participação das autarquias no processo da Unidade Local de Saúde "é fundamental", tendo manifestado a disponibilidade para "prestar toda a informação de forma a que o documento final corresponda aos anseios das populações e esteja alinhado com as políticas da região". 

Nesse momento, o Edil afirmou que "para definir políticas públicas tem ouvido as estruturas directivas e médicos e enfermeiros". "Sinto a preocupação por causa das urgências metropolitanas que possam entretanto prejudicar a centralidade do Hospital da Senhora da Oliveira, temos de estar atentos. Não tenho nenhum dado oficial. Não são as estruturas de gestão, são os médicos e enfermeiros que me dizem", continuou, avisando: "Guimarães teve que ajudar o Hospital de Braga nos últimos tempos... E uma condição é haver reconhecimento dessa ajuda, outra coisa é depois de receber essa ajuda querer ficar com todos esses serviços e profissionais... Não! Isso é perverso!".

O Presidente da Câmara declarou que já fez chegar esse receio à Direcção Executiva do Serviço Nacional de Saúde. "O que me disse foi: 'queremos reforçar a importância do Hospital da Senhora da Oliveira'. Fiquei tranquilo perante o responsável, mas temos de estar atentos e acompanhar tudo isto".

O Vereador do PSD revelou ter sinais dessa preocupação, considerando que a questão "deve ter um acompanhamento directo para não sermos surpreendidos com outros resultados que não os que pretendemos que é o de aumentar a eficiência do Hospital da Senhora da Oliveira e evitar qualquer tentação de subalternização dos serviços de Guimarães relativamente a Braga". Ricardo Araújo classificou de "positiva" a criação da Unidade Local de Saúde em Guimarães.

Marcações: reunião camarária, Hospital da Senhora da Oliveira

Imprimir Email