Joana Mortágua falou sobre a desigualdade de género na política
A deputada do Bloco de Esquerda, Joana Mortágua, foi o destaque do primeiro dia da 38.ª edição da Semana Aberta do Agrupamento de Escolas Francisco de Holanda, que se realiza de 1 a 5 de Abril. Com o auditório completamente esgotado de estudantes, a bloquista foi convidada a falar sobre se "O género faz a diferença na política?".
Joana Mortágua sublinhou que é preciso uma desconstrução da forma como falamos de géneros, afirmando que as mulheres "não são todas iguais" e que não chega ter "mulheres na política para mudar tudo".
A deputada afirmou que a desigualdade de género se manifesta de "muitas maneiras", mas "é muitas vez moldado desde de que nascemos", nomeadamente com a disposição que os brinquedos para as crianças são apresentados nas lojas. Na sua intervenção, Joana Mortágua falou ainda da desigualdade salarial entre os homens as mulheres e ainda que as mulheres têm de trabalhar "três vezes mais que os homens nos cargos de decisão".
Porém, Joana Mortágua frisou que a "Lei da Paridade" em titulares de cargos políticos, que estabelece uma representação mínima de 40% de cada género, ajudou a aumentar a presença das mulheres no Governo, mas ainda não nivelou a igualdade de género nos cargos de decisão.
Marcações: Política, Bloco de Esquerda, Joana Mortágua, Semana Aberta do Agrupamento de Escolas Francisco de Holanda