Deputada do PCP diz que requalificação dos bairros sociais do IHRU é premente

A deputada do PCP Carla Cruz diz que é "premente" a requalificação dos bairros sociais de Guimarães do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana.

A parlamentar falava em conferência de imprensa, na sede do PCP de Guimarães, a propósito do projecto de resolução entregue pelo seu partido na Assembleia da República.

Carla Cruz lembra que os bairros sociais de Guimarães do IHRU "não recebem obras há muitos anos, desde a sua implantação, apesar do seu estado de degradação", situação que resulta em "notória falta de condições de habitabilidade e salubridade de muitas das habitações o que põem em causa o direito a uma habitação condigna".

Depois de lembrar que o anterior Governo justificou a ausência de obras com o facto de durante anos "não terem sido cobradas rendas", Carla Cruz diz que o actual governo socialista "deve tomar medidas para resolver o problema".

No referido projecto de resolução, o PCP defende a criação de um gabinete local do IHRU em Guimarães, por forma a que seja feito um acompanhamento mais regular das situações sociais e familiares dos agregados residentes nos bairros sociais.

As obras em causa envolvem valores significativos. Só a requalificação do Bairro de Gondar, está estimada em 1,5 milhões de euros.
 


Marcações: Política

Imprimir Email