Contraste de iluminação em Guimarães motiva apelo da CDU

O Vereador da CDU apelou à maioria socialista para que haja solução homogénea para a iluminação nocturna em toda a área envolvente ao Centro Histórico, após ter apontado a existência de um acentuado "contraste nos vários ambientes".

José Torcato Ribeiro considerou que "não faz sentido haver, na zona junto à muralha, na Avenida Alberto Sampaio, uma iluminação com uma cor quente, amarelada, e logo de imediato, na Avenida Cónego Gaspar Estaço, uma cor fria". "Guimarães identifica-se mais com uma cor quente", defendeu, no período antes da ordem do dia, lamentando ainda a alteração do design dos candeeiros. "Parece que não foi uma solução muito bonita, porque os candeeiros têm um design próprio, foram criados com uma determinada fórmula, existia uma campanula que inicialmente era em vidro, posteriormente passou a ser em acrílico opalino e que manteve a forma. Agora, o pé e a campânula que eram um todo e foram alterados", analisou, insistindo que deveriam ser fabricadas luminárias "próprias para manter a mesma forma".

Na reacção, o Presidente da Câmara adiantou que tem reunido com os responsáveis da EDP, no âmbito do projecto de substituição das lâmpadas pela tecnologia led em todo o Concelho, o que permitirá uma poupança de cerca de 60 por cento. "Os candeeiros estavam a cair e a aplicação do sistema led evidenciou essa fragilidade", indicou, informando que foi preciso adequar à campanula à estrutura led. "Admito que se houver uma campanula melhor possa substituir", referiu Domingos Bragança.


Marcações: Política

Imprimir Email