VÍDEO: Maioria socialista no executivo vimaranense aprovou taxas de IMI, IRS e derrama

A maioria socialista aprovou os impostos municipais a aplicar durante o próximo ano em Guimarães. As propostas mereceram o voto contra de todos os vereadores da Oposição. A autarquia mantém a taxa de cinco por cento no IRS, a taxa de 0,375% no IMI, e as empresas vão continuar a pagar derrama em 2015, diferenciada em função do volume de negócios.

A proposta aponta para a aplicação da taxa de 5 por cento, como participação do Município no IRS dos sujeitos passivos, com domicílio fiscal em Guimarães.

Já no que respeita ao IMI, a taxa para a liquidação daquele imposto para os prédios urbanos é de 0, 375 por cento, representando uma redução de 25 por cento face ao máximo permitido por lei.

Quanto ao lançamento da derrama para o ano de 2014 a cobrar em 2015 para financiar investimentos, nomeadamente na regeneração económica do concelho é de 1, 5 por cento sobre o lucro tributável sujeito e não isento de IRC dos sujeitos passivos com um volume de negócios no ano anterior superior a 150 mil euros; e de 1 por cento sobre o lucro tributável sujeito e não isento de IRC dos sujeitos com um volume de negócios no ano anterior que não ultrapasse os 150 mil euros. As propostas vão ser agora submetidas à apreciação da Assembleia Municipal.

O executivo aprovou por unaminidade a proposta de expropriação de quatro parcelas de terreno necessárias à construção da Cidade Desportiva, assim como a intervenção hidráulica e paisagística na ribeira de Couros, na zona das Hortas.

Marcações: Política, Video

Imprimir Email