Lista de Barreto ganha eleições no PS em Guimarães mas elegeu menos delegados ao Congresso

A lista de Joaquim Barreto ganhou as eleições no PS em Guimarães para a Federação Distrital mas elegeu menos candidatos que a candidatura liderada por Maria José Gonçalves. Os apoiantes de Barreto querem a anulação das eleições.

Nas eleições para a Federação Distrital de Braga, os militantes vimaranenses do PS deram o triunfo a Joaquim Barreto, pela margem mínima, de 180 votos contra 179 da candidatura de Maria José Gonçalves.

Estavam inscritos 544 militantes mas apenas votaram 371, numa votação em que se registaram nove votos brancos e três nulos.

Nas eleições para os delegados ao Congresso Distrital, marcado para Amares, a lista apoiante de Maria José Gonçalves, encabeçada por Paulo Renato Faria, venceu com 187 votos, contra 179 da lista liderada pelo Presidente da Comissão Política Concelhia, Costa e Silva, apoiante de Joaquim Barreto.

Com estes resultados, a lista de Paulo Renato elegeu 18 delegados, mais um que a lista de Costa e Silva.
Neste sufrágio, registaram-se três votos brancos e dois nulos.

Refira-se que o sufrágio decorreu sob declaração de protesto apresentado pelos apoiantes de Joaquim Barreto que querem ver o acto eleitoral anulado devido a irregularidades. Alegam com a polémica em torno do pagamento de cotas, a forma como as eleições foram convocadas e a intromissão do Secretariado Nacional do Partido na esfera de competências da Comissão Organizadora do Congresso.

Marcações: Política

Imprimir Email