Uniões de freguesias 'reabilitam' 18 autarcas que terminam mandato

35 actuais presidentes de junta do concelho de Guimarães completam o terceiro mandato. Mas isso não significa que esses autarcas não possam candidatar-se nas eleições autárquicas deste ano.
De acordo com O Comércio de Guimarães desta quarta-feira, há 18 actuais presidentes de junta que apesar de completarem o seu terceiro mandato vão poder apresentar-se ao sufrágio do próximo mês Outubro.
Estão neste caso os presidentes de juntas das freguesias que se agregam, no âmbito do processo de reforma administrativa que tem se estar concluído antes das eleições que vai reduzir de 69 para 48 as freguesias do concelho.

Ainda de acordo com O Comércio de Guimarães, há 11 actuais presidentes de junta que não se podem recandidatar aos cargos. É o que acontece com os líderes das juntas socialistas de Polvoreira, Candoso S. Martinho, Azurém, Barco, Brito, Pinheiro, Ponte e Selho S. Cristóvão. A estes juntam-se os social democratas de Nespereira, Mesão Frio e Longos.

No que diz respeito à CDU, os dois presidentes de junta que lideram as autarquias de Selho S. Jorge e Gondar, não podem recandidatar-se aos cargos por completarem o terceiro mandato e aquelas freguesias não se agregarem.

Marcações: Política

Imprimir Email