AM aprovou criação da Fundação Cidade de Guimarães

A Assembleia Municipal aprovou por unanimidade a criação da Fundação Cidade de Guimarães para gerir a Capital Europeia da Cultura em 2012. Por decisão também unânime da Assembleia e devido à necessidade de cumprir prazos processuais que têm a ver com a entrega dos estatutos daquela nova entidade na próxima segunda-feira nos serviços competentes em Lisboa, a proposta foi apenas votada. A sua discussão ocorrerá também na próxima segunda-feira na continuação da sessão parlamentar.
Na reunião foi analisada a actividade da Câmara, com 2012 presente nas principais intervenções. Rui Barreira, do CDS-PP, acusou a Câmara de discriminar os diversos partidos com representação nos órgãos autárquicos.
Já a CDU manifestou a sua preocupação com a rede de transportes públicos. Capela Dias considera que o serviço prestado pelos TUG não serve as necessidade da população.
O Presidente da Câmara disse que o problema vai ter de ser debatido em 2011, por altura do fim da actual concessão. À distância de dois anos, António Magalhães perspectiva um problema complexo e sério.
O PSD criticou a gestão socialista Municipal por não cumprir uma promessa eleitoral. Angelino Salazar reivindicou mais competências para as juntas de freguesia.
A sessão prossegue segunda-feira com a discussão e votação de várias propostas sobre trânsito e a criação de um sistema multimunicipal de triagem, recolha, valorização e tratamento de resíduos sólidos urbanos.


Marcações: Política

Imprimir Email