Fundação para gerir 2012 aprovada por unanimidade

O executivo municipal vimaranense aprovou por unanimidade a criação de uma Fundação para gerir a componente imaterial da Capital Europeia da Cultural – Guimarães 2012. Na sessão extraordinária do executivo municipal, realizada ontem, o PSD e CDU emitiram um voto de confiança na proposta da maioria socialista, mas prometem estar atentos ao desenrolar do processo.
Na discussão da proposta, o Vereador do PSD, Vitor Ferreira, após ter analisado a documentação referente à criação da Fundação, considerou que a “CEC é uma oportunidade para descentralizar equipamentos culturais, relançar a marca de Guimarães enquanto destino turístico, e repovoar o Centro Histórico, através da reabilitação de edifícios”. O representante social-democrata , adiantou que a entidade que vai substituir a empresa municipal permite “um salto qualitativo”. “Prossegue uma estratégia de desenvolvimento cultural de médio e longo prazo, com a possibilidade da participação de instituições e personalidades de elevado mérito, uma maior transparência e uma visão mais universal”, assinalou Vitor Ferreira.
Por seu turno, Ana Amélia Guimarães reiterou a disponibilidade da CDU para colaborar com o projecto no sentido de “unir e não dividir”. Porém, indicou que a Coligação vai manter “uma atitude vigilante e exigente”. A proposta foi aprovada por unanimidade, sendo submetida à apreciação da Assembleia Municipal, em sessão marcada para o próximo dia 26.

Marcações: Política

Imprimir Email