PS foi partido mais votado para PE em Guimarães

O PS foi a força política mais votada em Guimarães, nas eleições europeias, conquistando 33, 43 por cento dos votos. No entanto, os socialistas registaram menos 5 mil 891 votos, relativamente ao sufrágio de 2004. O PSD foi o segundo partido mais votado. Obteve 27, 7 por cento dos votos. Há quatro anos, os social democratas concorreram conjuntamente com o PP, sendo que os dois partidos alcançaram em Guimarães 22.440 votos, ou seja, nestas Europeias, os dois partidos, alcançaram mais 6.888.
O líder do PS de Guimarães, Domingos Bragança, reconhece que o seu partido foi penalizado pelas reformas do Governo.
Para o PSD, o resultado eleitoral revela que o partido está a ganhar terreno. Os social-democratas venceram em 26 freguesias do Concelho. O Presidente da Concelhia, José Manuel Antunes, acredita que está para breve o fim do reinado socialista em Guimarães.
A CDU teve 10, 15 por cento dos votos, sendo a terceira força política mais votada no concelho. Manuel Velozo diz que o PS sai derrotado pela sua "arrogância".
O CDS-PP colheu 9, 79 por cento dos votos. Rui Barreira considera que o resulta mostra que o partido tem margem de crescimento em Guimarães.
A maior surpresa eleitoral vem do Bloco de Esquerda. No concelho de Guimarães, o Bloco registou 9, 2 por cento da votação, ou seja mais 3 mil 980 votos que em 2004. Frederico Pinheiro assinala que o resultado mostra que o Bloco "está ao lado dos trabalhadores".
Em termos gerais, a abstenção no concelho de Guimarães foi de 58, 19 por cento. Registaram-se 2 mil 339 votos brancos e 784 nulos.


Marcações: Política

Imprimir Email