Comerciante de Guimarães acusado de falsificação de documentos, burla qualificada na forma tentada e simulação de crime

Um comerciante de automóveis de Guimarães foi detido pela Polícia Judiciária no âmbito de uma operação de combate ao tráfico e viciação de veículos. Em comunicado, a PJ refere ter efectuado seis buscas domiciliárias e duas não domiciliárias, tendo detido o presumível autor da prática de crimes de falsificação de documentos, burla qualificada na forma tentada e simulação de crime. Trata-se de um homem de 52 anos, segundo a PJ.

Ainda de acordo com o comunicado, a detenção ocorreu no decurso de inquérito pendente, no qual se investiga um esquema de falsificação de documentos, legalização e venda de veículos automóveis de gama alta e média.
A actividade criminosa consistia na importação de veículos de países da UE na condição de salvados/acidentados, aproveitando os documentos e demais elementos identificativos para aposição em veículos de proveniência ilícita, que eram submetidos a legalização e inseridos no mercado nacional. Após celebração de contrato de seguro com cobertura de furto ou roubo, eram descaminhados, para assim poderem reclamar as indemnizações às companhias seguradoras.

O detido, com antecedentes por este tipo de ilícitos e outros, foi apresentado às entidades judiciais tendo-lhe sido aplicada a medida de coação de apresentações bissemanais no posto da autoridade da sua área de residência.


Marcações: PJ , automóveis, comerciante , deitdo

Imprimir Email