Família francesa residente em Guimarães detida na operação Admiral

A Operação Admiral, que teve origem numa investigação em Coimbra, resultou em 24 detenções em Portugal, Itália e França e na apreensão de 67 milhões de euros em dinheiro, imóveis e vários artigos de luxo, envolvendo buscas e a detenção de um casal com residência em Guimarães.

É o maior esquema de fuga ao IVA descoberto até ao momento na União Europeia, indica a Procuradoria Europeia. Estima-se que o grupo criminoso internacional tenha lucrado 2,2 mil milhões de euros. A 29 de Novembro, uma megaoperação simultânea em 14 países europeus desmantelou a rede.
As centenas de buscas feitas em Portugal levaram à detenção de 14 suspeitos, incluindo a ex-apresentadora de televisão Ana Lúcia Matos e o marido, tido como um dos cabecilhas da rede em solo nacional, a par de uma família francesa residente em Guimarães.
De acordo com a edição desta quarta-feira do Jornal de Notícias, "num único cofre, escondido numa residência em Guimarães, os cabecilhas da rede de fraude fiscal internacional tinham em dinheiro vivo mais de dois milhões de euros.

O balanço da Operação Admiral, ontem divulgado, aponta para apreensões de bens em vários países europeus, no total de 67 milhões de euros: 529 contas bancárias, 21 participações societárias, 81 imóveis, 21 carros de luxo, 2, 5 milhões de euros em dinheiro, 104 relógios de luxo, 42 jóias, dois milhões de euros em auriculares sem fios e uma metralhadora Kalashnikov.
Na residência em Guimarães onde viviam dois dos principais arguidos, de nacionalidade francesa, os investigadores encontraram além do dinheiro num cofre uma colecção de relógios avaliada em 300 mil euros.


Marcações: PJ , operação, Admiral

Imprimir Email