Arguidos do processo dos atestados médicos começam a ser inquiridos
Começam a ser inquiridos, esta segunda-feira, os arguidos arrolados no processo dos atestados médicos apresentados por muitos alunos das escolas secundárias de Guimarães para evitarem as provas globais. O Tribunal Judicial de Guimarães vai ouvir centenas de testemunhas e os cerca de 250 arguidos.O Ministério Público deduziu acusação contra 98 alunos, maiores de 16 anos e 153 clínicos, acusados de emitirem falsos atestados médicos com que os alunos evitaram a realização das provas globais.
Aos arguidos junta-se um imenso rol de testemunhas entre as quais os antigos presidentes dos conselhos executivos das escolas secundárias
Francisco de Holanda e Martins Sarmento, respectivamente Alves Pinto e Manuel Pinto.
O caso dos polémicos atestados médicos ocorreu há três anos. Dezenas de alunos das escolas Francisco de Holanda e Martins Sarmento apresentaram atestados médicos como forma de evitarem a realização das provas globais.
O caso conhece agora mais desenvolvimentos, sendo certo que, em Dezembro de 2002, o Tribunal arquivou o processo que pendia sobre outros 250 alunos e 57 médicos que assumiram a acusação com o consequente pagamento de multas fixadas pelo Tribunal.
Marcações: Judicial