Começou julgamento de assalto a residência em Moreira de Cónegos que resultou na morte do proprietário
O Tribunal Judicial de Guimarães começou a julgar três cidadãos romenos implicados no assalto a uma residência, em Moreira de Cónegos, de que resultou a morte do proprietário.No banco dos réus senta-se um casal, de 36 e 35 anos e um terceiro arguido, de 29 anos. Um quarto indivíduo, também romeno, acusado neste processo, faleceu. Já uma arguida portuguesa com mandado de detenção europeu e que até hoje não foi localizada no espaço Schenguen, viu o seu processo separado.
Os factos ocorreram no dia 8 de Abril de 2013, na Rua do Infantário e culminaram com a morte de Francisco Lopes, de 77 anos.
Na primeira sessão do julgamento, os três arguidos remeteram-se ao silêncio, tendo o colectivo ouvido o depoimento do filho da vítima mortal e da empregada doméstica.
Fátima Oliveira recordou ter sido atacada por um assaltante quando abandonava a habitação, cerca das 21h00. Foi amordaçada, manietada e mantida num anexo tendo sido encontrada na manhã do dia seguinte. Afirmou ter visto apenas a cara de um dos assaltantes que não reconheceu nos arguidos que são julgados neste processo.
Recorde-se que em Fevereiro deste ano um cidadão romeno, de 31 anos, foi condenado em cúmulo jurídico a 11 anos de prisão efectiva, pelos crimes de roubo simples e agravado e sequestro, no âmbito do mesmo assalto.
Marcações: Judicial