Seis crianças violadas em Guimarães já este ano
Em pouco mais de seis meses, a Polícia Judiciária de Braga recebeu 134 processos de crimes que ocorreram no concelho de Guimarães. Os crimes económicos lideram a lista da criminalidade. Dos dados publicados na edição desta quarta-feira do Jornal O Comércio de Guimarães, há a registar que oito das participações foram motivadas por crimes de natureza sexual. Seis terão vitimado crianças com menos de 14 anos. Há ainda o registo de um caso de abuso sexual de pessoa incapaz de resistência e um de acto sexual com adolescente, neste caso a vítima teria entre os 14 e os 17 anos.Os crimes económicos, 42 casos, foram os que deram origem ao aparecimento de mais processos instaurados. Neste segmento, encontram-se casos de corrupção, peculato, tráfico de influência, falências fraudulentas de empresas bem como passagem de moeda falsa. Os mais vulgares no nosso Concelho foram, por ordem decrescente de importância, a falsificação de moeda, falências supostamente fraudulentas, corrupção, peculato e há ainda o registo de algumas burlas de dimensão internacional.
Seguem-se os crimes contra património. Nos primeiros meses deste ano foram participados à PJ de Braga 36 casos. Nesta tipologia de crime encontramos por exemplo o roubo com utilização de arma de fogo. Em Guimarães ocorreram 25 casos cujos assaltantes usaram arma de fogo para consumarem os seus intentos.
Nos crimes contra pessoas foram participados 23 casos, estando neste grupo as denúncias de tentativa de homicídios, que foram quatro, os sequestros, 8, bem como o aparecimento de um cadáver e as ameaças contra pessoas.
No rol da lista da criminalidade referência ainda para os crimes de incêndios que foram 19, trafico de droga, três casos, e a falsificação de documentos, também três casos.
Feitas as contas, em pouco mais de seis meses, foram 134 os crimes que a Polícia Judiciária de Braga recebeu cuja ocorrência foi perpetrada no Concelho de Guimarães.
Marcações: Judicial