Igreja do Mosteiro de Santa Marinha: Sessão extraordinária da Assembleia de Freguesia da Costa convocada para votação de moção pela defesa do património
A Assembleia de Freguesia da Costa convocou para amanhã a realização de uma sessão extraordinária para discussão e votação da moção "Pela defesa do Património Nacional, agir concretamente pela recuperação da Igreja do Mosteiro de Santa Marinha da Costa". A sessão tem este único ponto na ordem de trabalhos e está marcada para as 21h30, na sede da UNAGUI.
Recorde-se que a Assembleia de Freguesia promoveu em Março uma reunião com as instituições locais para analisar o processo das necessárias obras de reabilitação daquele monumento nacional.
A Igreja de Santa Marinha da Costa precisa de obras de conservação, sendo urgente a substituição do telhado. As debilidades de uma cobertura antiga originam infiltrações de água no imóvel com consequências, não só para o templo mas também para os bens artísticos.
O processo que envolve o Ministério das Finanças, que é proprietário do imóvel, e o Ministério da Cultura, por se tratar de um Imóvel de Interesse Público, tem-se vindo a arrastar no tempo sem que se vislumbre uma intervenção.
O estado de degradação é tal que quando chove é necessário colocar recipientes para tentar minimizar os danos no interior da Igreja.
Em 2020, o Ministério das Finanças integrou o projecto de beneficiação e reabilitação da igreja de Santa Marinha da Costa na «lista prioritária» a candidatar a fundos comunitários. Mas até agora a obra não foi inscrita no Orçamento de Estado.
Estima-se que a intervenção necessária ronde os quatro a cinco milhões de euros.
Marcações: igreja de Santa Marinha