VÍDEO: Derrocada de muro aumenta tormento de moradores de urbanização em Aldão
A queda de parte do muro na Rua 24 de Junho, em Aldão, aumenta o desespero dos moradores do prédio construído das imediações.A derrocada aconteceu esta manhã, numa altura em que a Câmara de Guimarães já tinha tomado posse administrativa perante a identificação de existência de deslocamento de terrenos.
De acordo com a informação obtida junto da autarquia vimaranense, em Janeiro deste ano, após uma vistoria administrativa, os proprietários da urbanização foram informados do risco de queda e notificados para efectuarem as obras necessárias. No entanto, a intervenção não foi realizada.
No passado mês de Junho, a Junta de Freguesia de Aldão alertou a Protecção Civil Municipal para o facto da obra não ter sido ainda realizada. A Autarquia procedeu, então, a uma avaliação rigorosa e a uma monitorização topográfica, fazendo medições constantes para averiguar se ocorriam deslocamentos.
Entre Agosto e o início deste mês, não foi registado qualquer deslocamento de terras. No passado dia 13, os técnicos do Município verificaram a existência de indícios de deslocamento.
No início desta semana, os moradores da urbanização foram notificados para em 24 horas retirarem os seus bens do interior das garagens. A Autarquia proibiu o acesso de pessoas à zona e tomou posse administrativa. A Polícia Municipal já tinha procedido ao isolamento da área afectada.
Marcações: Freguesias, Video