Mercado do hidrogénio em debate no campus de Azurém da UMinho

A Escola de Engenharia da Universidade do Minho (EEUM) recebe amanhã, 24 de maio, o workshop “Roteiro do Hidrogénio”, que visa estimular o interesse sobre o emergente mercado do hidrogénio junto de decisores, académicos e cidadãos em geral. A iniciativa decorre das 14h30 às 16h30, no auditório nobre do campus de Azurém, em Guimarães, e tem a entrada livre. A sessão deve ser também transmitida no YouTube e Facebook da Associação Industrial Portuguesa (AIP), que está a promover o “Roteiro do Hidrogénio” pelo país.

A abertura dos trabalhos conta intervenções do presidente da EEUM, Pedro Arezes, e do diretor da Unidade de Consultoria da AIP, Jorge Gaspar. A visão da academia e da indústria sobre o tema vai ser depois trazida por Santa Margarida Santos (Instituto Politécnico de Portalegre) e Isabel Santos (AIP). Prevê-se ainda uma palestra sobre sistemas de abastecimento de hidrogénio em veículos, por José Carlos Teixeira, do Departamento de Engenharia Mecânica da EEUM, e outra sobre reservatórios compósitos para armazenamento a alta pressão de hidrogénio em veículos, por Helena Rocha (Pólo de Inovação em Engenharia de Polímeros), seguindo-se um debate final.

O workshop pretende captar o interesse e o conhecimento pela área de players industriais, institucionais, científicos e técnicos, entre outros, e ter o hidrogénio como elemento decisivo no novo paradigma energético nacional e mundial, dinamizando o tecido empresarial numa trajetória de maior valor acrescentado em produtos verdes e inovadores. O roteiro prossegue a 26 de maio, às 9h30, no Instituto Empresarial do Tâmega (Amarante) e às 15h00, no Altice Forum Braga.

Marcações: UMinho

Imprimir Email