Presidente da República sexta-feira em Guimarães no concerto inaugural do 49º aniversário da Uminho
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai participar no concerto inaugural das celebrações do 49º aniversário da Universidade do Minho, marcado para a próxima sexta-feira, dia 17, às 21h30, na Igreja de São Francisco, em Guimarães.
Em comunicado, a Uminho indica que o reportório do concerto prevê as obras "Egmont", de Beethoven, e "Gloria", de Poulenc, interpretadas por Dora Rodrigues (soprano), Vítor Moura (narrador), Vítor Lima (diretor do coro), o Coro do Departamento de Música da UMinho, o VianaVocale - Coro da Academia de Música de Viana do Castelo e a Orquestra Académica da UMinho. A direção cabe ao maestro Vítor Matos.
O espetáculo tem o apoio da Caixa Geral de Depósitos e repete-se na noite seguinte, dia 18, às 21h30, no salão medieval da Reitoria da UMinho, em Braga.
A cerimónia do 49º aniversário da Universidade do Minho realiza-se no próximo sábado, dia 18 de fevereiro, pelas 10h30, no salão medieval da Reitoria, no Largo do Paço, em Braga.
A sessão conta com intervenções do Presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, da presidente do Conselho Geral da UMinho, Joana Marques Vidal, do reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro e da presidente da Associação Académica (AAUMinho), Margarida Isaías. O programa e a imagem dos 50 Anos da UMinho vão ser também apresentados pelo presidente da respetiva comissão organizadora, João Cardoso Rosas.
A cerimónia inclui ainda o cortejo académico, vídeos institucionais, a entrega de diplomas e prémios de mérito, bem como o título de professor emérito a Viriato Capela e Manuel Pinto.
Os momentos musicais cabem ao Coro Académico da UMinho.
Entretanto, o primeiro momento das comemorações é a 15 de fevereiro, com o II Fórum + Educação Superior, sob o tema “Educação superior em tempos de Inteligência Artificial” (IA). A iniciativa decorre das 16h30 às 18h30, no espaço B-Lounge da Biblioteca do campus de Azurém, em Guimarães. A sessão tem entrada livre, mediante inscrição prévia online.
A abertura dos trabalhos conta com o pró-reitor para os Assuntos Estudantis e Inovação Pedagógica da UMinho, Manuel João Costa, e a presidente da AAUMinho, Margarida Isaías. Segue-se uma mesa redonda com o coordenador do Laboratório Associado de Sistemas Inteligentes (LASI) e professor da Escola de Engenharia da UMinho, Paulo Novais, o vice-presidente da Europe for DigitalTown, José Saraiva, o estudante Mário Rodrigues, da licenciatura em Ciências da Computação da UMinho, e o jornalista Daniel Catalão, da RTP.
O evento prevê um espaço para perguntas do público e é promovido pelo Centro IDEA-UMinho, em parceria com a Casa do Conhecimento.
A Universidade do Minho foi fundada em 1973, na sequência do Decreto-Lei nº 402/73, e a sua Comissão Instaladora tomou posse a 17 de fevereiro de 1974. Os dois momentos servem de base ao programa comemorativo, que tem o Alto Patrocínio da Presidência da República e vai decorrer até meados de 2024. Toda a comunidade está convidada a participar.
Marcações: UMinho, Presidente da República