Maria Manuel Oliveira vai presidir à Escola de Arquitectura da Uminho
A professora Maria Manuel Oliveira vai presidir à Escola de Arquitectura da Universidade do Minho (EAUM). A tomada de posse está marcada para esta quarta-feira, às 14h00, na Biblioteca Nuno Portas da EAUM, no campus de Azurém, em Guimarães.Maria Manuel Oliveira substitui Vincenzo Riso no cargo e tem como vice-presidentes os professores Jorge Correia e Pedro Bandeira. A cerimónia de investidura contará com a presença do Reitor António M. Cunha e está aberta à comunidade.
Maria Manuel Oliveira é arquitecta pela Escola de Belas-Artes do Porto, doutorada em Arquitetura pela Universidade do Minho e investigadora integrada do LAB2PT – Laboratório de Paisagens, Património e Território da UMinho.
Docente na Escola de Arquitetura desde a sua instalação, aí desenvolve prática arquitetónica no âmbito do Centro de Estudos da EAUM (CE.EAUM), que fundou e do qual é diretora.
ecionou na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, tendo incorporado o seu Centro de Estudos, e no Departamento de Arquitetura da Universidade de Angola. No âmbito da sua atividade disciplinar, exerceu como profissional liberal e fez parte do Gabinete de Planeamento Urbanístico da Câmara Municipal de Guimarães. Membro da Ordem dos Arquitetos, Maria Manuel Oliveira pertenceu à Direcção da Secção Regional do Norte e integra, atualmente, a mesa da Assembleia Geral.
A EAUM, que funcionou de 1996 a 2009 como Departamento Autónomo de Arquitetura da UMinho, foi consolidada por equipas lideradas pelos professores Carlos Bernardo, Paulo Cruz e Vincenzo Riso. A oferta educativa inclui o mestrado integrado, o doutoramento em Arquitetura e a nova licenciatura em Design do Produto, entre outros projetos.
O CE.EAUM foi responsável, entre outros projectos, pela requalificação do Largo do Toural, em Guimarães. Esta Escola tem cerca de 400 alunos e 25 docentes de carreira. O seu edifício é da autoria de F. Távora e J. B. Távora.
Marcações: Educação