Instituto da Bio-sustentabilidade da Uminho concluído em Setembro
O Instituto de Ciência e Inovação para a Bio-sustentabilidade (IB-S) que está a ser construído no campus de Azurém Universidade do Minho deverá ficar concluído em Setembro."É um projecto que se enquadra na aposta de centrar em Guimarães a oferta educativa e actividade científica das áreas de ciências do ambiente e ciências da terra da UMinho, o que corresponde a uma deslocalização para Guimarães de centros de investigação e actividade nesse domínio. Isso acontecerá num futuro próximo", anunciou o Reitor da Universidade do Minho, em entrevista recente divulgada no programa «Largo do Toural», da Rádio Santiago.
"É um edifício que pela sua geometria e pela sua textura externa não deixa ninguém indiferente", acrescentou António Cunha, apontando para o facto do edifício ter sido concebido para corresponder a preocupações de desempenho energético, o que justifica a fachada "exótica que já é visível".
O Instituto ficará voltado para as ciências dos materiais, produção e gestão de energia, domótica, conservação e reabilitação do ambiente construído. Com as novas infra-estruturas, o IB-S deve contribuir para a criação de spin-offs, bem como para a promoção de formação pós-graduada e difusão do conhecimento em conjunto com empresas, autarquias, associações empresariais e civis e unidades de I&D do Sistema Tecnológico e Científico Nacional.
Trata-se de uma parceria entre dois centros de investigação da UMinho - o Centro de Biologia Molecular e Ambiental e o Instituto para a Sustentabilidade e Inovação em Estruturas de Engenharia.
Marcações: Educação