Terceira conferência «MIT Portugal» começa esta segunda-feira na Universidade do Minho
A Universidade do Minho acolhe, hoje e amanhã, a terceira conferência anual do programa MIT Portugal. A iniciativa vai a decorrer no campus de Azurém, em Guimarães. A sessão de abertura conta com a presença da secretária de Estado da Ciência, Leonor Parreira, o presidente da Fundação para a Ciência e Tecnologia, Miguel Seabra, e o reitor da Uminho.O evento começa às 9H30.
O objectivo geral do encontro é analisar de que forma a parceria entre Portugal e o Massachusetts Institute of Technology está a contribuir para incrementar a interdisciplinaridade na formação pós-graduada, a investigação e, em particular, alavancar a inovação e o empreendedorismo no país.
Destacam-se as intervenções de António Vidigal, da EDP Inovação, António Cardoso Pinto, da Adira, José Valente, da Iber-Oleff, José Oliveira, da Colep, e os responsáveis do MIT Portugal, nomeadamente o director nacional Paulo Ferrão, a diretora do programa Dava Newman, e José Estabil, representante da iniciativa de Inovação e Empreendedorismo.
Esta segunda-feira vai ser dedicada ao balanço e debate do trabalho desenvolvido nos últimos anos nas áreas ligadas aos sistemas de engenharia e na capacidade do programa de alavancar a capacidade tecnológica das empresas, permitindo que estas adquiram um maior grau de competitividade e inovação nos mercados nacionais e internacionais. Vão ser abordados os temas Innovation Systems for Economic Development, Economic Impact: Leverage and Case Studies e Scientific and Technological Impact: Opening New dimensions, com as intervenções de investigadores e professores de universidades portuguesas e do MIT, parceiros industriais do programa e representantes das start-ups que nasceram no âmbito do programa. Pelas 10h está ainda prevista a sessão plenária Climate and the Clean Energy Future: Opportunity or Train Wreck?, proferida por Ernest Moniz, diretor do MIT Energy Initiative e especialista na área das energias sustentáveis. Este primeiro dia encerra pelas 21h45 com um concerto da Orquestra da Uminho.
Marcações: Educação