Exportações de Guimarães diminuíram 7,3% em Novembro
O mês de Novembro registou um decréscimo nas exportações, totalizando 139 milhões de euros, revelou o Instituto Nacional de Estatística. As exportações de bens das empresas de Guimarães diminuíram menos de 11 milhões (-7,3%) e as importações desceram no penúltimo mês do ano, com menos 12 milhões de euros (-13,3%), face ao mesmo período de 2021, contabilizando 80 milhões de euros, divulgou o Instituto Nacional de Estatística (INE).
Em relação ao mês anterior, em Novembro do ano anterior as exportações de bens em Guimarães sofreram uma ligeira descida, com menos 1,3 milhões de euros (-0,9%) em relação ao mês de Outubro. Já as importações diminuíram no mesmo período, assinalando menos três milhões de euros (-3,6%).
As vendas do Concelho para os estados da União Europeia (UE) desceram, em Novembro último, 6,1% face ao ano de 2021, com um valor total a rondar os 96 milhões de euros. As exportações para o resto do mundo diminuíram ligeiramente, com menos 540 mil euros, conseguindo ter um peso de 30,5% nas vendas totais.
Segundo o INE, em Novembro, o saldo da balança comercial é maior em relação ao mesmo mês de 2021, com uma subida a rondar um milhão de euros (2,1%), situando-se nos 59 milhões.
De resto, nos primeiros nove meses do corrente ano o Município de Guimarães exportou 1.604 milhões de euros. Já as importações somaram 1.028 milhões de euros.
As exportações vimaranenses de têxteis e as suas obras registaram em Novembro quase 79 milhões de euros, menos 11 milhões (-12,5%) face ao mesmo período de 2021, de acordo com o Instituto Nacional de Estatística.
Segundo avança o INE, as empresas de têxteis de Guimarães "carregam" 56,7% do total de exportações do Concelho.
Marcações: exportações