Congresso Mundial de Empreendedorismo e Inovação a partir desta quarta-feira em Guimarães

Começa esta quarta-feira a 25ª edição do congresso anual da rede europeia de centros de negócios e inovação. A iniciativa prolonga-se até sexta-feira no Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães, tendo como tema o design para a inovação.

O Congresso Mundial de Empreendedorismo e Inovação é organizado pelo BICMINHO, em parceria com a Câmara de Guimarães. Ao todo, serão mais de 500 especialistas em empreendedorismo e inovação de todo o mundo que se vão reunir durante três dias para partilhar experiências, discutir ideias e descobrir tendências de futuro do sucesso empresarial. 

O administrador executivo do BICMINHO, Nuno Gomes, considerou o evento "um marco histórico para Portugal". "Fomos seleccionados pelos resultados obtidos pelo BICMINHO, afirmando o trabalho junto das empresas e dos empreendedores", indicou, acrescentando que a discussão será centrada na indústria e nos serviços de apoio, com destaque para o design, que  cria valor acrescentado para as empresas, contribuindo para a competitividade, prosperidade e bem-estar das regiões".

John Mathers, CEO do Design Council UK e vice-presidente do BEDA, vai moderar a primeira sessão na quinta-feira, sob o mote Leading Business by Design. Destaca-se também a intervenção de Javier Mariscal na última sessão do encontro, sobre Unleashing Industrial Innovation, aberta para o público em geral. O designer gráfico e industrial espanhol ficou internacionalmente reconhecido pelo trabalho feito para os Jogos Olímpicos de Barcelona, em 1992. 

O evento conta ainda com a participação de Ralph Wiegmann, do iF International Forum Design, de Kristin Schreiber, Diretora do Programa COSME e de Empreendedorismo e PME na Comissão Europeia, de Dominique Roland, Diretor do Centre des Arts, e de Kirstie Chadwick, Presidente e CEO da International Business Innovation Association, entre muitos outros oradores de renome internacional.

Na quinta-feira, no jantar de Gala que se realizará no Paço dos Duques de Bragança, marcará presença o Ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral. O Primeiro-ministro, António Costa, estará presente na sexta-feira, na sessão de encerramento.
O tema central do Congresso é o design e a inovação pelo design. "Apesar do importante contributo da inovação tecnológica, cada vez mais a inovação pelo design tem vindo a assumir-se como o principal motor do crescimento económico. O design cria valor acrescentado para as empresas, contribuindo para a competitividade, prosperidade e bem-estar da Europa. O design e a inovação pelo design permitem às empresas antecipar as expectativas dos utilizadores e criar soluções mais eficazes e eficientes, colocando as pessoas e as suas necessidades no centro do processo de criação do produto, permitindo que o indivíduo seja co-criador", refere a organização, em comunicado.
 

 

Marcações: Economia

Imprimir Email