Projecto para o sector dos resíduos é lançado sexta-feira na UMinho

O Centro para a Valorização de Resíduos (CVR) da Universidade do Minho apresenta esta sexta-feira o projeto VALUE Portugal, que visa reforçar a competitividade das pequenas e médias empresas nacionais no sector dos resíduos. A sessão é às 14h30, nas instalações do CVR, no campus universitário de Azurém.

O projecto pretende promover acções de informação e sensibilização no país e difundir tendências legislativas, dados económicos, oportunidades de financiamento europeu e análises de práticas na área dos resíduos urbanos e não urbanos, entre outros. O objectivo é qualificar as estratégias de negócio das PME do setor, potenciando o seu crescimento sustentado e competitivo.

O VALUE Portugal tem um financiamento de 198 mil euros, sendo 169 mil do Portugal 2020, no âmbito do COMPETE e FEDER.

A iniciativa é apresentada na sexta-feira, às 14h30, por Cândida Vilarinho e Joana Carvalho, do CVR, e por Joana Rodrigues, da consultora HOP - House of Project. 

A partir das 16h30 são conhecidos alguns exemplos práticos. André Mota, do CVR, mostrará como oleaginosas processadas são convertidas em biomassa sustentável (projeto Sumo) e como rentabilizar desperdícios de azeitona para fabricar pão (projeto EcoProlive). O professor Raul Fangueiro, da UMinho, anuncia também uma plataforma que desenvolve produtos inovadores com base em resíduos e fibras (Fibrenamics Green) e João Ferreira, da Associação Nacional de Pellets Energéticos de Biomassa, incide nos mecanismos para a sustentabilidade e valorização do mercado da biomassa sólida (projeto Biomasud). 

Marcações: Economia

Imprimir Email