Zezinho regressa ao D. Afonso Henriques como adjunto da U. Leiria: "É especial voltar a uma casa que conheço bem"
A Taça de Portugal proporciona este reencontros, neste caso o regresso ao Estádio D. Afonso Henriques agora a representar a União de Leiria. Será um jogo especial no papel de treinador-adjunto?: “Sim, claro que é especial voltar a uma casa que bem conheço. Passei aí como jogador, comecei na formação e acabei por jogar no equipa sénior. Depois, estive como treinador na formação e é sempre um gosto muito grande regressar a uma casa que tem muita gente que conheço, onde tenho muitos amigos. É sempre um reencontro bom, é sempre bom ver gente conhecida, mas acima de tudo tenho de ser profissional e tentar que a União de Leiria faça Taça e consiga passar a eliminatória”.
Será diferente entrar no estádio D. Afonso Henriques sem ser para a bancada ou para o banco de suplentes do Vitória?: “É uma sensação diferente, mas faz parte, já não é a primeira vez que vou fazer isso, já o fiz enquanto jogador. Claro que é uma sensação um pouco estranha, mas depois, quando começa o jogo, cada um puxa pela equipa em que está. Enquanto profissional, compete-me lutar e dar o máximo, neste caso para que as coisas corram bem à União de Leiria”.
De que forma a União de Leiria poderá, de alguma forma, tentar contrariar o favoritismo que é apontado ao Vitória?: “Sabemos que o Vitória tem um treinador com qualidade, tem jogadores com muito potencial e muita qualidade, é uma equipa bastante organizada. Cabe-nos tentar usar estratégias para tentar surpreender o adversário. Sabemos, claro, que o Vitória tem algum favoritismo, tem o apoio dos seus adeptos, toda a gente sabe disso, e que vem de uma derrota e quer dar já outra imagem. Vamos tentar contrariar esse favoritismo do adversário e tentar passar a eliminatória, que é o mais importante, é o grande objetivo da União de Leiria, passar a próxima eliminatória”.
Como é que avalia esta temporada do Vitória?: “O Vitória realmente tem crescido em termos daquilo que são resultados, este ano está a fazer uma época muito boa na Liga Conferência, está a dar muitos pontos a Portugal e isso é sinal de vitórias. O Vitória realmente tem estado muito forte nessa competição, no campeonato está a fazer uma campanha muito positiva, teve agora alguns desaires, mas tem feito exibições muito boas, exibições muito convincentes. Acho que o Vitória tem realmente uma equipa muito forte, cabe à União de Leiria tentar contrariar isso e levar de vencida esta eliminatória".
Como tem sido o seu crescimento enquanto treinador na União de Leiria?: “Tem sido muito positivo, tenho aprendido bastante, tem sido sempre muito positivo crescer aqui enquanto treinador. A União de Leiria proporciona a todos nós umas excelentes condições, acho que para mim está a ser muito positiva esta ligação. Tenho procurado aplicar conhecimentos e estar sempre em aprendizagem, porque isso é fundamental para os treinadores dos dias de hoje. Quero continuar a evoluir, continuar a crescer e o caminho faz-se devagar, não tenho pressa de nada. Gosto de estar na União de Leiria, é um clube pelo qual tenho muito carinho. O meu desejo passa por continuar a ajudar a União de Leiria, que é um clube que já me diz bastante”.
Marcações: Vitória Sport Clube, Zezinho, União de Leiria