Guimarães espera mais de um milhar de atletas na 101.ª edição dos campeonatos nacionais de corta-mato longo
A 101.ª edição dos campeonatos nacionais de corta-mato longo será a primeira prova realizada sob a égide da nova Direção da Federação Portuguesa de Atletismo, liderada pelo vimaranense Domingos Castro, que toma posse no próximo sábado. “Tenho uma gratidão enorme à Câmara Municipal de Guimarães por nos ter dado, à Federação e a mim, de organizar o campeonato mais importante de corta-mato na minha cidade. É o meu primeiro grande evento como presidente da Federação. Nasci aqui e tenho o privilégio de promover esta competição numa infraestrutura que me homenageia em conjunto com o meu mano. A cidade de Guimarães merece os nossos agradecimentos, assim como Associação de Atletismo de Braga, que tem um presidente que tem feito um trabalho extraordinário na divulgação da modalidade”, destacou o antigo atleta olímpico, que agora tem novas funções.
O vereador do município de Guimarães com o pelouro do desporto, Nelson Felgueiras, destacou o empenho da Autarquia para que a prova “seja um sucesso”, à semelhança do que aconteceu no Cross dos Conquistadores. “No primeiro contacto com a Câmara Municipal, o novo presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, o vimaranense Domingos Castro, revelou a importância que teria para ele do ponto de vista pessoal de realizar a primeira prova enquanto presidente em sua casa. A resposta que lhe demos foi no sentido de avançar, porque garantimos todo o apoio que seja necessário”, contou Nelson Felgueiras, apontando, logo de seguida, os motivos para esta decisão: “Guimarães tem uma estratégia muito presente na área do desporto, temos atletas da maior nomeada, mas é também um território apaixonado no apoio e suporte às actividades desportivas. Temos procurado trazer estas provas para o nosso território, afirmando-nos com grandes provas de várias modalidades. Estes eventos criam uma forte dinâmica económica e social, o que também é importante para Guimarães. Com a capacidade que o desporto tem, o nome de Guimarães chega mais longe. Por isso, juntou-se o ouro sobre o azul quando recebemos este desafio.”
Recordando a “importância histórica” dos campeonatos nacionais de corta-mato longo, o presidente da Associação de Atletismo de Braga, Manuel Pacheco, assumiu a “grande responsabilidade” de promover a iniciativa. “Está tudo preparado para ser a edição mais emblemática, não só pela particularidade do presidente ter o seu nome associado a estas instalações, mas também por se tratar de um grande evento”, destacou.
Na edição de 2023, terminaram os campeonatos nacionais de corta-mato longo 1.200 atletas, pelo que Manuel Pacheco espera igual número de inscrições para a competição. “Será um dia inteiro de corridas, com um percurso excelente, numas instalações de excelência. Temos pela frente um grande evento com os melhores atletas masculinos e femininos. Contamos com o apoio da Tempo Livre, que sempre nos tem apoiado nas nossas provas”, acrescentou.
Sete vezes campeã nacional de corta-mato longo, com oito pódios, registo apenas batido por Rosa Mota, a vimaranense Dulce Félix formulou o desejo de que a 101.ª edição dos campeonatos nacionais de corta-mato longo “possa ser um verdadeiro sucesso.” Na apresentação da competição, a atleta, que termina a carreira no final desta época, recordou um passado recheado de títulos nesta disciplina do atletismo. “Todas as vitórias foram importantes, cheias de história. Recordo um cross em que sofri bastante para conseguir ganhar, numa luta muito difícil com a Salomé Rocha, mas a que vou recordar mais é a vitória conquistada após o meu regresso depois de ter sido mãe. Voltei a ser campeã nacional, algo que acabei que nunca mais seria possível. Fui a única a ir ao nacional pelo Benfica nesse ano, porque queria acabar o ciclo no corta-mato como vencedora. Esse triunfo de 2018 vai ficar na história.”
Dulce Félix exortou os jovens atletas a “olhar para o futuro.” “Como júnior, nas primeiras internacionalizações não fiquei bem classificada, mas depois, como sénior, fui vice-campeã da Europa. Como diz o presidente da Federação, temos de dar a oportunidade aos jovens para mais tarde podermos ter uns campeões. Vivi momentos menos bons, por isso esta Direção está de parabéns porque vai levar equipas completas ao Campeonato da Europa.”
Marcações: Pista Gémeos Castro, Federação Portuguesa de Atletismo