Berço mostrou obras das novas instalações aos jogadores do plantel sénior

images/2024/Janeiro/Berco3.jpg

Com a aproximação da conclusão das obras de reabilitação do antigo Estádio de Sande São Lourenço, agora rebatizado de Berço Academia, o Berço deu início a um conjunto de pré inaugurações com uma visita guiada a toda estrutura do futebol sénior aberta à Comunicação Social. Seguem-se os escalões de formações e depois algumas entidades, patrocinadores, parceiros e demais envolvidos no projeto.

O Berço, recorde-se, assinou em 2016 um contrato de comodato com a Junta de Freguesia de Sande São Lourenço mas só recentemente foram reunidas condições para recuperar o espaço. O sonho antigo do Berço virou realidade e, depois de Tabuadelo, Ponte e Prazins, está agora e definitivamente alocado a uma área geográfica carente de desporto e de futebol em especial.

A caminho da década de existência, o Berço mostra-se pujante com uma infraestrutura “estupenda e adaptada às exigências do futebol da atualidade”. “Se na altura da sua construção o espaço teve a assinatura de um visionário, a verdade é virou um depósito de lixo. Deixado ao abandono, foi parcialmente destruído, coberto de mato e num estado calamitoso que deixou o município arrepiado. A Câmara Municipal de Guimarães, perante o credível projeto apresentado pelo Berço e assente em pessoas de inegável capacidade e credibilidade, percebeu a magnitude da obra e atribuiu ao Berço um subsídio de 350 mil euros a pagar em 4 anos, sendo o restante investimento da responsabilidade do clube, tendo este assegurado os indispensáveis parceiros. O Berço ainda não recebeu a primeira tranche, mas caminha para a conclusão de grande parte das obras”.

images/2024/Janeiro/Berco1.jpg

De obtuso, o recinto caminha para ser uma academia com todo o tipo de valências e projetado para o futuro, até um novo espaço que garantirá na altura novos recintos desportivos. No imediato e para as necessidades prementes, o terreno cresceu no comprimento (6 metros) e na largura (4 metros) e terá as medidas mínimas de ligas profissionais, o relvado sintético é de última geração e será certificado pela FIFA através um laboratório autorizado, no caso escocês, contratado para o efeito. Com a certificação, o Berço garante a devida execução desta obra em matéria de qualidade e rigor financeiro. A sua implementação, que inclui algo considerado decisivo para um relvado de extrema qualidade como seja a tela drenante, vai custar cerca de 265 mil euros, mais o valor da certificação. O recinto já foi completamente murado com pedra e em toda a extensão da bancada foi feito um dreno que solucionou todas infiltrações de água. Nesta obra, foram gastos cerca de 60 mil euros. Quanto à iluminação... vai permitir a realização de jogos à noite e terá um custo na ordem dos 50 mil euros.

O edifício que comporta bancada e demais valências está já nos pormenores. O seu interior comporta os seguintes espaços: área de lavandaria, rouparia e casa das máquinas; balneário específico para a equipa sénior, balneário para a equipa técnica com sala de reuniões incorporada, departamento médico, sala técnica, balneário para a equipa de arbitragem com ala feminina e masculina, dois balneários para a formação e auditório. O piso das galerias será parcialmente ocupado com ginásio e sala de reuniões. Na bancada, passam a existir 8 camarotes e tribuna presidencial com área social e catering; espaço de cativos com 150 lugares e camarotes de imprensa. A finalizar, estão as casas de banho que não existiam, a bilheteira e o bar. A lotação ronda os 1000 lugares.

Atualmente a treinar em Prazins, o Berço joga sábado com o São Paio precisamente em Prazins, mas espera no final de Setembro preparar a mudança para... o seu teto. E assim, seniores e escalões de juniores, juvenis e iniciados poderão desfrutar de um recinto desportivo ao nível do melhor que existe na região. Quanto ao futebol 7, mantém-se em atividade no Parque de Lazer de Barco.


Marcações: Berço SC

Imprimir Email