Rogério Matias: "Estamos a fazer tudo para que o plantel do Vitória continue competitivo"

images/fotoarquivo/2018/desporto/Vitoria2022_2023/Dirigentes/Rogerio_Matias2.jpg

O director desportivo do Vitória, Rogério Matias, concedeu uma entrevista ao Grupo Santiago em que abordou o sorteio da 2.ª pré-eliminatória da Liga Conferência Europa. Ao mesmo tempo, abordou as expectativas para a temporada 2024/2025, que arrancou esta quarta-feira.

O Vitória parte como favorito para a 2.ª pré-eliminatória da Liga Conferência Europa depois de ter conhecido o resultado do sorteio?: "O que identificamos neste sorteio é que não há jogos fáceis. Estamos a disputar uma competição europeia e apesar de sabermos que são dois clubes de campeonatos menos conhecidos, e que as pessoas podem pensar que são acessíveis, nós não encaramos isso assim. Acho que o Vitória tem de encarar todos os jogos da mesma forma, com a mesma dedicação, para poder concretizar o seu objectivo, que passa por melhorar a prestação da época passada nesta competição, mas também em todas as outras. É o desafio a que nos propomos para esta época, mas sem pensar que haverá jogos fáceis. Temos de disputar uma eliminatória sem ainda conhecer o adversário, mas temos de encarar os jogos como se fossem os últimos das nossas vidas, porque só assim conseguiremos estar preparados para não correr riscos desnecessários. A temporada que o Vitória fez, não tanto nas competições europeias, em que tivemos aquele dissabor depois de termos vencido o primeiro jogo da eliminatória, leva-nos a estar confiantes. É extremamente importante para o Vitória o sucesso nas competições europeias, não queremos apenas participar, mas sim chegar o mais longe possível".

O objectivo passa por estar pela primeira vez na fase de grupos da Liga Conferência Europa?: "O objectivo passa sempre por fazer melhor do que nas épocas anteriores. Tentamos sempre mais. O objectivo do Vitória, claramente, passa por chegar à fase de grupos da Liga Conferência Europa. Isso seria muito bom para a projeção do clube fora de Portugal. O Vitória está nas competições europeias pela terceira época consecutiva, mas queremos fazer melhor do que nos últimos anos. É difícil estar ano após ano nas competições europeias, mas temos trabalhado para isso. Acho que o objectivo é sempre superar o ano anterior, pelo que queremos mesmo estar na fase de grupos. Nesse sentido, temos de olhar sempre para todas as partidas como uma final, sabendo do valor que temos e respeitando os adversários. Temos uma responsabilidade grande para poder fazer melhor".

Este é o primeiro dia da temporada 2024/2025. Com que expectativas iniciaram a nova época?: "O primeiro dia tem sempre entusiasmo e ânimo, ainda por cima com um novo treinador no comando técnico da equipa. Temos jogadores novos, no arranque de uma nova época. Começamos mais cedo que os nossos adversários, mas é por um bom motivo, é sinal que estamos numa competição europeia, a tentar dignificar o nome do Vitória, mas também do país. A temporada é longa, há sempre a ansiedade de começar e temos os adeptos sempre com vontade de ver os jogadores em ação. Apesar de começarmos mais cedo, estamos há várias semanas sem futebol e a nossa massa-associativa gosta muito de ver os seus jogadores em ação. Temos de fazer o nosso trajecto, concentrados e empenhados em conseguir mais e melhor pelo Vitória, dentro das dificuldades que temos tido e que fomos superando até aqui".

Num cenário de mudanças, com entradas e saídas a serem trabalhadas, o que podem esperar os adeptos do plantel que está a ser construído?: "É verdade que até 31 de Agosto tudo pode acontecer, mas tudo estamos a fazer para que o plantel do Vitória continue competitivo. Queremos ter resultados desportivos, dentro do equilíbrio no plano financeiro, que é muito importante e vital para o clube. Uma coisas os associados e simpatizante do Vitória podem ter a certeza, estamos a trabalhar como sempre trabalhamos para darmos o nosso melhor pelo clube e para que o Vitória possa ultrapassar todos os problemas que tem encontrado. Estou convencido que aos poucos esses problemas serão resolvidos, apesar de ainda haver muita coisa a fazer. Estamos a trabalhar no sentido de termos uma equipa competitiva, que dignifique o clube e os adeptos".


Marcações: Vitória Sport Clube, Rogério Matias

Imprimir Email