Ricardo Soares: "Brito tem qualidade para crescer ainda mais no Campeonato de Portugal"

images/fotoarquivo/2018/desporto/Brito/Epoca22-23/Ricardo_Soares_Brito.jpg

O defesa-central Ricardo Soares está convencido que o Brito será capaz de dar continuidade ao bom momento que atravessa no Campeonato de Portugal. Depois de ter somado três triunfos consecutivos, o Brito tem pela frente mais dois jogos em casa. O primeiro será frente ao Dumiense, com quem tem contas a acertar.

Que resposta espera do Brito no regresso do Campeonato de Portugal, no domingo, no embate com o Dumiense, depois do clube ter conquistado três vitórias consecutivas antes da paragem?: "É muito importante darmos continuidade a esse bom momento, ainda para mais porque temos dois jogos consecutivos em casa. Vimos de uma senda de três vitórias seguidas e para nós torna-se importante vencer esse jogo com o Dumiense para que a paragem não se note. Ainda para mais, é um adversário que está atrás de nós na tabela classificativa, pelo que é importante vencer novamente."

Este Dumiense é um dos adversários que o Brito conhece melhor, com quem travou vários duelos nos últimos meses...: "(risos) Há jogadores do Dumiense que já nem posso ver pela frente. Têm sido bonitos estes duelos, que começaram no final da época passada e que se prolongaram no início desta. Os resultados sorriram um pouco mais ao Dumiense, por isso agora queremos 'vingar' esses resultados menos conseguidos. Jogamos em nossa casa, onde temos sido fortes, pelo que temos condições para repetir os bons resultados das últimas jornadas."

Acredita que a equipa não vai ressentir-se da paragem do campeonato, mais prolongada do que tem sido habitual?: "Acredito que vamos ser capazes de dar uma boa resposta. Quando uma equipa soma vitórias não é bom parar duas semanas, queríamos ter jogado logo a seguir. Por norma, estas paragens tendem a prejudicar as equipas que estão em melhor forma. Isso não invalida que não possamos apresentar-nos em boas condições para ganhar ao Dumiense. Temos treinado muito bem, acho que vamos estar bem preparados."

O Brito já atingiu o seu potencial máximo ou entende que pode continuar a crescer dentro do campeonato?: "A equipa conseguiu um registo que não é nada fácil neste Campeonato de Portugal ao chegar às três vitórias consecutivas, não é algo que se costume ver com frequência nesta prova. Além disso, o Brito conseguiu três vitórias sem sofrer qualquer golo, o que é muito bom. Estamos num bom momento, mas ainda conseguimos crescer mais porque temos qualidade para isso. O crescimento só se dará se pudermos vencer o jogo com o Dumiense."

O Brito encontra-se a apenas três pontos do 4.º classificado e a seis do 2.º, o Amarante. Neste cenário, deve olhar mais para cima na tabela ou procurar cimentar um dos lugares que garante a permanência?: "O Brito tem de se preocupar com os de baixo. Estávamos na zona de descida, com três vitórias consecutivas conseguimos sair de lá mas se não ganharmos o próximo jogo voltaremos a essa posições. Não nos adianta estar a olhar para cima com uma distância tão curta para quem vem atrás de nós. Não é esse o pensamento actual do grupo." Reconheço que estas três vitórias fazem-nos acreditar noutras coisas, mas não nos podemos focar aí porque a nossa principal meta passa por assegurar a manutenção. Se vencermos o Dumiense cimentamos a diferença para um adversário directo, essa deve ser a nossa preocupação."

Como avalia a concorrência na luta por um lugar entre os primeiros oito classificados?: "Temos clubes que estão atrás de nós que tinham outras metas no início da temporada. Vemos o Maria da Fonte, que ganhou o último jogo, mas também outros clubes que representam concelhos. Não há aqui grande margem de erro."

A quarta temporada no Brito está a corresponder às expectativas pessoais?: "O Brito tem crescido sempre. Nos anos do Pró-Nacional o Brito fez sempre épocas excelentes, embora a primeira não tivesse terminado fruto da pandemia. A primeira experiência com o clube no Campeonato de Portugal foi diferente, porque também acabou por ser condicionada. Foi uma temporada atribulada, algo instável, com alguma inexperiência à mistura. Este ano as coisas estão diferentes e isso pode conduzir a um desfecho bem mais agradável do que tivemos em 2021."

Evitar o sobe e desce é fundamental para a estabilização do Brito nos nacionais?: "Se atingirmos esse objectivo, e estou convencido que assim será, o clube pode começar a construir novos projectos. O Brito pode deixar de pensar nos distritais e afirmar-se num patamar diferente com o crescimento competitivo que projectamos."


Marcações: Campeonato de Portugal, Brito SC

Imprimir Email