Manuel Machado: “A nossa afirmação”

Manuel Machado salientou a importância da manutenção, depois de muitos terem preconizado outros cenários. Para Manuel Machado o triunfo sobre o Paços de Ferreira “materializou aquilo que não era previsível há 11 meses atrás, ou seja, a manutenção desta pequena colectividade na SuperLiga. À partida, sabíamos que tal não ia ser fácil, como não foi, e tivemos que percorrer este longo caminho para chegar a 15 minutos do fim do último jogo para consumar a manutenção.” A manutenção acentua “a afirmação desta pequena colectividade na SuperLiga. Conseguiu-o por direito próprio.”
O treinador do Moreirense recusou-se a aceitar a manutenção como um feito heroico, sustentanto que tratou-se de “uma pequena conquista. Temos que relativizar as coisas. A manutenção é muito importante para o Moreirense, para uma equipa tão pequena como a nossa, mas não passa de um pequeno feito no universo do desporto nacional.” Todavia, foi preciso “trabalhar muito para alcançar esta pequena coisa.”
Durante a partida “por uma questão de estratégia”, o banco do Moreirense “não esteve atento ao que se passava nos outros jogos. A cabeça tinha que estar virada para a vitória a fim de evitarmos qualquer tipo de contrariedades. Por isso, pouco me interessou os outros jogos. Por parte da bancada foi sobrando alguma informação, mas não estava nada programado. Tão pouco sabia que o Varzim tinha empatado e era esse o jogo que nos merecia uma maior atenção.”
Manuel Machado concordou que “não era necessário esperar pelo último jogo para conseguir a manutenção. Começámos menos bem a época, a primeira volta terminou com um défice de pontos necessários, depois subimos de rendimento, subimos na tabela classificativa. Chegámos a estar em oitavo lugar, mas, infelizmente, não mantivemos essa posição. Tivemos jogos complicados que ditaram três derrotas na fase final do campeonato que criaram um cenário pouco apetecível. Saímos bem deste confronto.”
O técnico vai começar a preparar a próxima época “em breve. É preciso reflectir um pouco, pensar um pouco em tudo. Vamos lançar um projecto novo que assentará na equipa que assegurou a manutenção. Temos que corrigir algumas deficiências para construir um grupo melhor. Há uma amplitude pequena em termos orçamentais e, por isso, temos algumas limitações para inserir jogadores com outro estatuto que não um semelhante aos do que estão cá.”

Marcações: Desporto

Imprimir Email