Bandeira de Ouro de Melhor Cidade Europeia do Desporto 2013 já foi entregue a Guimarães

A ACES Europe entregou a Guimarães a Bandeira de Ouro de Melhor Cidade Europeia do Desporto 2013. A cerimónia decorreu no Parlamento Europeu, em Bruxelas, onde marcaram presença o Presidente da Comissão Executiva da Cidade Europeia do Desporto Guimarães 2013 e Vereador do Desporto, Amadeu Portilha, e o Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Vítor Oliveira.
A distinção, instituída pela primeira vez este ano, foi presidida pelo principal responsável da ACES Europe, Gian Francesco Lupattelli, que congratulou Guimarães pelo “entusiasmo e empenho” evidenciados na missão inclusiva de promover o “desporto para todos”.
 
Na hora de receber o prémio, Amadeu Portilha lembrou o “ano fantástico vivido em Guimarães”, com a realização de mais de 100 eventos desportivos em 36 diferentes modalidades, “envolvendo mais de 70 mil atletas, 400 voluntários, 100 clubes e instituições e 250 dias de actividade desportiva”.
 
O Presidente da Comissão Executiva da Cidade Europeia do Desporto Guimarães 2013 destacou o “investimento na promoção do desporto para todos” e a aposta da organização vimaranense no “trabalho de formação de agentes desportivos”, que agregou temáticas como “investigação e conhecimento, desporto e cultura”.
 
Num “ano inesquecível”, Amadeu Portilha agradeceu a participação e o envolvimento dos vimaranenses e todos os que contribuíram para que a Federação das Capitais e Cidades Europeias do Desporto reconhecesse, a nível europeu, o trabalhado realizado por Guimarães.
 
“A partir de hoje, com este prémio, ganhamos ânimo redobrado para continuar o investimento na promoção do desporto e da actividade física”, realçou, desejando às futuras Cidades Europeias do Desporto o “maior sucesso”, especialmente à cidade de Maia, que continuará este projecto em Portugal no próximo ano.
 
A Associação Europeia de Capitais de Desporto e a União Europeia atribuem anualmente o estatuto de Capital Europeia do Desporto a cidades com mais de 500 mil habitantes e o de Cidade Europeia do Desporto a localidades de 25 a 500 mil habitantes, como é o caso de Guimarães.
 
Do futsal, voleibol e andebol até ao rugby, boccia e ginástica, foram já 35 as modalidades desportivas abrangidas pela programação de Guimarães CED 2013, um número que, até ao final do ano, deve atingir a meia centena. A divulgação de novas práticas desportivas - como o corfebol, o speedminton e rope skiping - é outra das imagens de marca do evento desportivo.
 
Esta foi a primeira vez que a ACES Europe instituiu o título de melhor Cidade Europeia do Desporto 2013, com Guimarães a vencer o prémio no ano de estreia para a atribuição do galardão. A candidatura vimaranense superou os projetos desportivos apresentados pelas cidades de Cremona, Modena, Alba, Reggio Calábria, Lorca, Castelldefels, Estepona e Lisburn.

Marcações: Desporto

Imprimir Email